O dia 16 de maio marcou a inauguração de dois novos espaços voltados ao ramo da tecnologia no Campus Unisinos São Leopoldo: o Instituto Tecnológico de Semicondutores da Unisinos – itt Chip e o Portal de Inovação. Os locais têm a finalidade de integrar equipes multidisciplinares de pesquisa, envolvendo professores, alunos e pesquisadores da Unisinos, resultando em um trabalho colaborativo que possibilita a criação de projetos e possibilita suporte a empresas no desenvolvimento de inovações.

Reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino destacou a importância da tecnologia na forma como nos relacionamos com o mundo. O jesuíta também afirmou o compromisso da Universidade em ajudar na reconstituição da economia do Rio Grande do Sul e, especialmente, na reconfiguração econômica do Vale do Rio dos Sinos. “Precisamos gerar riqueza com tecnologia, respeitando a questão ambiental e dando um propósito social para essa riqueza”, completou Pe. Marcelo.

 

Itt Chip: maior sala limpa em uma universidade do país

O itt Chip é um centro de excelência para suporte empresarial, pesquisa, desenvolvimento e inovação em encapsulamento e teste de semicondutores (chips), materiais e produtos eletrônicos. O instituto ainda oferece capacitação e serviços de projeto, prototipagem e teste de chips, placas, produtos eletrônicos e desenvolve sensores MEMS. O local conta com a maior sala limpa existente em uma universidade no país, com 750m² de ambiente controlado de partículas, temperatura e umidade.

A criação do instituto está alinhada ao desenvolvimento de um polo de semicondutores e ao fortalecimento da indústria eletrônica no Rio Grande do Sul. “Semicondutores é a tecnologia mais inovadora dos últimos 70 anos. E para que se torne mais acessível é que criamos o itt Chip, para dar suporte às empresas nessa área”, ressaltou o coordenador do instituto, Celso Peter.

 

Portal de Inovação:  um laboratório vivo de transdisciplinaridade

O Portal de Inovação da Unisinos surge como um living lab, que possibilita a conexão entre a Unisinos, empresas, governo e sociedade para o desenvolvimento colaborativo de projetos concretos e viáveis. A iniciativa é a evolução do projeto Aceleradora de Projetos, implementado em 2013, o qual possibilitou a criação de um espaço físico para a interação entre atores do processo de inovação, com base no conceito de inovação aberta. “Que esse espaço físico e virtual seja um meio de contato. Esperamos que o Portal conecte os diferentes atores e todos os elementos da universidade se conectem, levando ao desenvolvimento local, regional e de todo o país”, disse o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unisinos, Daniel Pedro Puffal.

No local, haverá o espaço SAP Next-Gen, primeira rede de inovação acadêmica da SAP na América Latina, com o objetivo de conectar estudantes, clientes SAP, startups e acadêmicos, para impulsionar a transformação digital e fomentar inovação disruptiva. O SAP Next-Gen é uma plataforma de inovação que colabora com mais de 3.100 instituições educacionais em 106 países ligadas à rede de inovação SAP University Alliances.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisinos

Fotos: Rodrigo W. Blum/Unisinos

Mais notícias