Uma realização dos professores e estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Anchieta com a Unisinos – instituições ligadas à Companhia de Jesus no Brasil – o TEDxYouth@PortoAlegre agitou a manhã do dia 23 de junho, com o tema “Pensamento em Movimento”. Realizado no auditório do Colégio Anchieta, em Porto Alegre, reuniu alunos de quatro escolas da capital gaúcha.

O TEDxYouth@PortoAlegre teve a participação de oito palestrantes. Entre os variados temas das trocas experiências estavam Escrita Criativa, YouTube, meio ambiente, crise no sistema prisional brasileiro, entre outros. Um dos palestrantes do evento, o professor da disciplina de Biologia do Colégio Anchieta, Paulo de Tarso, destacou que os alunos devem focar seus esforços nas habilidades individuais, desenvolvendo elas ao longo da vida. “Todo mundo é muito bom em alguma coisa e ruim em alguma coisa. Aceitem suas habilidades e seus diferenciais. Aceitem e exercitem suas habilidades. No que vocês são bons?”, questionou Tarso.

Apresentações culturais também movimentaram o evento. A Associação Legato, da cidade de Canoas, voltada à inclusão da Pessoa com Deficiência por meio da arte, apresentou o espetáculo do Circo Circense. A Banda Saída, que tocou pela primeira vez há cinco anos no Colégio Anchieta, trouxe seu show para um público que lotou o auditório da instituição de ensino jesuíta.

Mostrando a diversidade de ideias que permearam o evento, a aluna Sofia Calderano, do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, salientou a experiência que vivencia através do Projeto Teto, que atende comunidades em situação de vulnerabilidade social. “Experimentei uma sensação muito forte de ser feliz com a felicidade do outro. Quando eu descobri o voluntariado eu entendi a diferença entre ter um objetivo e ter uma causa”, ressaltou Sofia.

O TEDxYouth@PortoAlegre foi inspirado na conferência global TED, que busca incentivar novas iniciativas tanto na área da educação, quanto de integração social.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisinos

Foto: Divulgação/Unisinos

Mais notícias