O Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário – implementado através de acordo entre a Associação Antônio Vieira (ASAV) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) – está presente na 31ª Semana do Migrante, que acontece de 12 a 19 de junho, antecedendo o Dia Mundial do Refugiado, data indicada pela Agência da ONU, em 20 de junho.

No Rio Grande do Sul, o evento é organizado pela equipe do Programa – vinculado à Companhia de Jesus – em parceria com entidades governamentais. Diversas atividades aconteceram ao longo da semana, como seminários, rodas de debates, oficinas, assinatura de termos de cooperação para a defesa da causa dos migrantes e refugiados, shows musicais, entre outros. No domingo (19/6), será realizada uma missa em celebração à data, na Igreja Pompeia, em Porto Alegre. Em seguida, imigrantes, voluntários, religiosos e apoiadores da causa, se reúnem na “Caminhada pela Paz”, que irá percorrer o trajeto da Igreja Pompeia ao Parque Farroupilha, um dos principais parques da capital gaúcha.

Segundo a coordenadora do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário, Karin Wapechowski, após a Caminhada pela Paz, a comunidade participará de atividades na Tenda Humanitária, desenvolvida pela equipe da ASAV. “Contaremos com a presença de alguns refugiados beneficiários do Programa, bem como outros tantos migrantes das 54 etnias que compõem a cidade de Porto Alegre”, destacou Karin.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Imagem: Divulgação

Mais notícias

Dia Internacional do Migrante: famílias venezuelanas se preparam para viagem amanhã, sábado (19), ao Rio Grande do Sul já com emprego garantido

dezembro 18th, 2020|0 Comments

Celebração pelo Dia Internacional do Migrante coincide com a acolhida de 71 venezuelanos que serão interiorizados com carteira assinada na serra gaúcha  Este 18 de dezembro, Dia Internacional do Migrante, é especial para um grupo de 71 venezuelanos: é o [...]