Com a proximidade do Dia Mundial do Refugiado, em 20 de junho, a Associação Antônio Vieira – ASAV, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre está oferecendo um momento de formação às escolas da rede. A palestra de abertura proferida pela Coordenadora do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário da ASAV, Karin Wapechowski, Diálogos de formação para educadores: proteção e integração de refugiados, começou pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz, contando também com a presença de professores das Escolas Municipais América, São Pedro e Escola de Surdos bilingue Salomão Watnick numa apresentação para 40 professores, na quinta-feira, 19 de maio. No dia 21, foi a vez da EMEF Antônio Giudice, no bairro Humaitá, receber o grupo de profissionais das duas entidades.que contou também com representante da Escola Moradas da Hípica.

Segundo Assessora de Temas Transversais (ATT) na área de Educação em Direitos Humanos, Márcia Sigal,  este trabalho “objetiva sensibilizar a comunidade educativa do município de Porto Alegre para essa questão, mobilizando os professores para ações pedagógicas com os alunos e, assim, ampliar a visibilidade do tema incluindo o refúgio nas comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro”, explica.

Trata-se de subsidiar os professores da rede municipal em relação ao conteúdo, apresentando um conjunto de conceitos e marcos legais que regem a questão do refúgio no mundo e o serviço de proteção realizado pela ASAV no Rio Grande do Sul, que é referência internacional no acolhimento. Tudo isso para que o professor se sinta apto a trabalhar em suas aulas esse tema que faz já parte do cotidiano.

O desafio é preparar algum tipo de reflexão para o dia 20 de junho em cada escola. O trabalho – que poderá ter continuação ao longo do ano – será apresentado na programação da Semana dos Direitos Humanos, em dezembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Foto: Divulgação/ASAV

Mais notícias

Dia Internacional do Migrante: famílias venezuelanas se preparam para viagem amanhã, sábado (19), ao Rio Grande do Sul já com emprego garantido

dezembro 18th, 2020|0 Comments

Celebração pelo Dia Internacional do Migrante coincide com a acolhida de 71 venezuelanos que serão interiorizados com carteira assinada na serra gaúcha  Este 18 de dezembro, Dia Internacional do Migrante, é especial para um grupo de 71 venezuelanos: é o [...]