Cursos a distância recebem o mesmo reconhecimento no mercado que os presenciais

Estudar em casa é só o primeiro dos benefícios da Educação a Distância (EAD) da Unisinos. Além de ter acesso a todo o conteúdo do curso no conforto do lar, o aluno que opta por essa modalidade participa de aulas interativas em ambiente virtual e nem precisa sair do sofá da sala para esclarecer suas dúvidas com o professor.

Pró-atividade, organização e comprometimento. Essas são características de quem escolhe os cursos EAD. O mercado de trabalho, atento a esses atributos, reconhece quem tem formação na modalidade. O profissional torna-se mais independente e com maior poder de decisão. “A modalidade possibilita a flexibilidade de tempo do aluno, pois ele terá que adaptar o seu tempo, com as horas de estudos e leituras”, comenta a professora Carmem Souza, coordenadora do curso de Especialização em Educação a Distância: Gestão e Docência.

Entenda como funcionam os cursos EAD

A Unisinos conta com três tipos de cursos de Graduação totalmente a distância: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico. Todos eles garantem ao estudante a certificação de Ensino Superior e a realização de cursos de Pós-Graduação depois de formados.

As avaliações são bimestrais e constituem os graus A e B. As atividades que integram o Grau A são virtuais e avaliativas e ocorrem até a 7ª semana do semestre letivo. O grau B é realizado presencialmente, na oitava semana da disciplina, e corresponde a uma prova de conteúdo acumulativo. Para recuperar ou substituir a nota do grau B, o aluno conta com o grau C, que também é realizado presencialmente, na nona semana do semestre. As atividades de avaliação ocorrem no polo onde o aluno está vinculado.

Os polos são sedes presenciais, que visam atender às necessidades da oferta dos cursos de Graduação na modalidade EAD, sendo assim, uma extensão da Unisinos. Esses espaços garantem ao aluno a infraestrutura para desenvolver seus estudos com qualidade. Nos polos, o estudante de graduação participa do processo seletivo de ingresso do curso e realiza as atividades presenciais, como as avaliações, a utilização da biblioteca física e do laboratório de informática. O estudante estará vinculado a um determinado polo a partir do momento da inscrição no processo seletivo. Além disso, nesse espaço o aluno conta com o apoio de um tutor presencial, que tem como função auxiliá-lo no entendimento das atividades propostas.

Histórias de sucesso

A possibilidade de acompanhar as aulas e fazer os exercícios estando em qualquer lugar, sem a necessidade da presença diária na sala de aula, tem conquistado cada vez mais estudantes. Esse é o caso de Tiele Bitencourt formada em Logística na modalidade EAD. Ela destaca as vantagens de estudar a distância. “Escolhi pelo horário, o preço da mensalidade, a comodidade e a qualidade do ensino prestado pela Unisinos. Uma formação no ensino superior sempre abre mais possibilidades de emprego e carreira profissional”, completa.

Quem também optou pelo curso EAD, mas dessa vez na Pós-Graduação, foi Jonas Rotilli, que cursou a Especialização em Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis. O egresso mora numa região agrícola, em Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul e fez todo o curso a distância. Jonas foi um dos selecionados no Concurso INOVApps com o projeto do aplicativo “Pragueiro – Controle Agrícola” pensado para auxiliar os agricultores nas estratégias de Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Manejo Ecológico de Pragas (MEP). O concurso é promovido pelo Ministério das Comunicações. “A especialização traz um conhecimento técnico importante em uma área nova. Com o curso relembrei temas vistos na faculdade, aprendi na teoria e prática sobre todas as plataformas de dispositivos móveis, o que abre um “leque” de possibilidades. Tudo isso foi decisivo para fazer uma boa proposta e ser selecionado”, conta.

Com as aulas a distância, o aluno adquire maior responsabilidade, considerando que ele dita o ritmo de aprendizagem dos conteúdos. O professor atua como um orientador para esse estudante, e não há necessidade de estar presente ao mesmo tempo em que o discente visualiza os conteúdos. A Unisinos conta com diversas opções de EAD são 15 cursos de Graduação, 9 Especializações e 7 MBAs. Ficou interessado? Confira todas as ofertas que estão com inscrições abertas em unisinos.br/ead.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisinos

Foto: Divulgação/ASAV

Mais notícias