Apenas 23 meses após o início do projeto, a Unisinos realizou a cerimônia de entrega das obras civis do Novo Campus Unisinos Porto Alegre. A Universidade, que até o final de 2016 funcionava na Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744, agora estará presente também na Avenida Nilo Peçanha, 1640. Diversas autoridades estiveram presentes no evento, entre elas o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a diretora do Badesul, Susana Kakuta, e o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola foi lembrado durante a solenidade de abertura, que ainda apresentou números da Unisinos, além de um vídeo a respeito do novo campus. Diretor-presidente da Associação Antônio Vieira e Administrador da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. João Geraldo Kolling foi o primeiro a saudar o público: “A concretização deste empreendimento é uma satisfação para a Companhia de Jesus e para a ASAV”, destacou o jesuíta.

O fechamento das falas da noite ficou por conta do reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, que enfatizou a importância do conceito que será aplicado ao novo campus. “Nosso compromisso com Porto Alegre é reinventar a ideia de Universidade como um novo estilo teórico, em torno do qual se reúnem colegas dispostos a colaborar na formação integral da pessoa e na construção do conhecimento”, finalizou.

Ao final do evento, houve um momento cultural, com a apresentação da Orquestra Unisinos Anchieta e do projeto Vida com Arte. Após, o público foi convidado para um tour pelo prédio, para conhecer as salas de aula. Cada visitante pôde deixar sua mensagem para a Unisinos nas paredes riscáveis do prédio. Na saída, mudas de plantas nativas foram entregues aos presentes, buscando o incentivo para fazer de Porto Alegre uma cidade ainda mais verde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisinos

Fotos: Dani Villar/Unisinos