No dia 25 de junho, Unisinos, Hospital Centenário e Prefeitura de São Leopoldo assinaram um protocolo de intenções para a área da saúde na região do Vale dos Sinos. O encontro entre os representantes das entidades ocorreu na sala Padre Nedel, no campus da Unisinos, em São Leopoldo.

O acordo entre as instituições tem por objetivo trabalhar em três frentes: a melhoria e a qualificação da rede de saúde básica do município de São Leopoldo, o desenvolvimento de um projeto para o Hospital Centenário e a criação de um cluster regional de saúde. Dessa maneira, o protocolo busca é instituir novos projetos comuns, contribuindo, assim, com a qualidade de vida dos habitantes da cidade de São Leopoldo e região.

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba contextualizou alguns dos movimentos realizados pela Unisinos em relação área da saúde, como as parcerias com o Hospital Mãe de Deus e com a Universidade de Salamanca, na Espanha, bem como a candidatura da Unisinos ao curso de Medicina.

O reitor da Unisinos, P. Marcelo Fernandes de Aquino, ficou encarregado do encerramento do evento, destacando a importância de voltar as atenções à área da saúde do município de São Leopoldo, ressaltando também que o processo requer um longo período de trabalho. “Colocar vários parceiros unidos numa causa leva tempo, e nós estamos avançando passo por passo”, disse. P. Marcelo finalizou sua fala salientando que há um importante tripé neste projeto, composto pelo plano de uma rede de saúde básica, um hospital escola e um cluster de tecnologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisinos

Fotos: Divulgação/Unisinos