Trabalho de Guilherme Hockmüller recebeu o diploma de reconhecimento do prêmio Investigação em Comunicação Digital, da Universidade Autônoma de Barcelona.

Termos em voga nos dias atuais, fake news e pós-verdade serviram de inspiração para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Guilherme Hockmüller, da equipe de Tecnologia da Informação (TI) BRA, e renderam a ele a honra de ser o único representante brasileiro entre os 10 finalistas do prêmio de Investigação em Comunicação Digital, promovido pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha.

Hockmüller, que é egresso da Unisinos (RS) e trabalha como Analista de Criação Digital no setor de Tecnologia Educacional da TI BRA, viu nos temas fake news (utilizado para se referir à propagação de notícias falsas) e pós-verdade (quando um fato concreto tem menos relevância que a emoção e as crenças pessoais) a oportunidade de ir mais a fundo nestas questões. Como resultado disso, surgiu o TCC para o curso de Publicidade e Propaganda intitulado ‘O lixo da internet’: um estudo sobre o vídeo enquanto recurso de comunicação e propagação de informações falsas no mundo ciberlíquido. “A pesquisa que fiz analisa como o discurso amador pode se sobrepor ao especializado, valendo-se de informações falsas, geralmente alarmistas, articulando-as com recursos audiovisuais específicos para divulgação na internet. Essas manifestações, de natureza conspiratória, podem causar prejuízo à ciência, a exemplo dos movimentos antivacinação, que precisam ser desmentidos recorrentemente”, disse.

A participação na premiação surgiu por conta da indicação de um dos professores de Hockmüller na Unisinos. Em sua terceira edição, o prêmio de Investigação em Comunicação Digital tem por objetivo reconhecer e promover os melhores TCCs relacionados à área da comunicação. Em 2019, classificaram-se trabalhos de 24 universidades de nove países diferentes e, desses, apenas 10 finalistas receberam o diploma de reconhecimento, sendo Hockmüller o único representante brasileiro a recebê-lo. “Quando soube do resultado fiquei muito feliz, especialmente porque os trabalhos que concorreram nessa edição eram todos muito bons, com enfoques bastante relevantes, e o sistema de revisão proposto pela universidade organizadora do prêmio foi altamente criterioso. Esse reconhecimento também atesta a qualidade da formação da Unisinos, que está consonante ao rigor esperado internacionalmente”, salientou.

A conquista vai ao encontro do atendimento de excelência realizado pela TI BRA, que conta com uma ampla equipe formada por profissionais extremamente qualificados, nas mais diversas áreas da Tecnologia da Informação. “A TI Corporativa acompanha a política organizacional, de incentivar e apoiar a formação contínua de seus profissionais. Isto é fundamental, especialmente na área de TI, pois o ritmo das mudanças tecnológicas é muito rápido e precisamos estar constantemente nos atualizando de forma a manter e elevar a qualidade dos serviços que prestamos à Província dos Jesuítas do Brasil”, afirmou o Gerente da TI BRA, Marcos Knewitz.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Foto: Arquivo pessoal

Mais notícias

Associados e gestores da ASAV participam de Assembleia Anual Ordinária em Porto Alegre

março 26th, 2019|0 Comments

Encontro entre representantes de instituições de ensino, obras de assistência social, centros de espiritualidade, entre outras obras jesuítas, marca primeira assembleia após a incorporação da Associação Nacional de Instrução (ANI) pela Associação Antônio Vieira [...]