Os alunos do Terceirão, como é conhecida a 3ª série do Ensino Médio do Colégio Medianeira – uma das obras da Associação Antônio Vieira – participaram de um bate-papo sobre reforma política com o jornalista Ricardo Marques de Medeiros. Durante o encontro, o profissional da área da comunicação respondeu a diversos questionamentos e dúvidas dos estudantes sobre a temática.

O bate-papo foi promovido pelo Núcleo de Linguagens (Línguas Portuguesa, Estrangeiras e de Educação Física), que tem por objetivo o contato com temáticas que estejam sendo debatidas pela sociedade, e que, por consequência, possam vir a ser tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dessa maneira, busca desenvolver nos estudantes uma atitude questionadora, investigativa e de acompanhamento crítico permanente dessas temáticas.

Em 2015, os alunos tiveram contato com temas como corrupção, os pedidos de intervenção militar no Brasil, as manifestações populares, a redução da maioridade penal, a discussão sobre o marco civil da internet, a questão da mobilidade urbana, entre outros.

De acordo com o professor Alessandro Quadrado, devido ao sucesso dessa metodologia, novos encontros serão realizados. “Outros profissionais e palestrantes também deverão ser convidados para assuntos que estejam em evidência, especialmente no cenário nacional, como forma de evidenciar a importância do constante acompanhamento de como os diferentes acontecimentos e discussões vão articulando o contexto de 2015 e tecendo nosso conhecimento”, diz o educador.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Medianeira

Fotos: Paulinha Kozlowski/Colégio Medianeira