No dia 23 de abril, os alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Anchieta apresentaram a Exposição Superação da Violência e Cultura de Paz, com o objetivo de impactar e mobilizar a comunidade educativa sobre o tema.

Foram diversas as atividades desenvolvidas pelos estudantes. Quem passeou pela Biblioteca Central, pôde passar por experiências sensoriais em uma câmara escura, e expressar-se através de atividades envolvendo desenho e pintura. Em uma sala de aula, as faces da violência de um lado e retratos da paz, de outro, eram expostos a partir de fotografias. Em outros espaços, por meio de som, imagem, música e teatro, os alunos criaram ambientes em que os participantes podiam interagir e refletir sobre o tema.

De acordo com o Orientador Religioso do 9º Ano do Colégio Anchieta, Silvio Almeida, que assessorou os alunos, a exposição foi completamente organizada pelos estudantes, fomentando sua participação em todas as etapas do processo de constituição do evento e promovendo seu protagonismo diante dos desafios propostos. “Os alunos foram os responsáveis por toda a montagem e criação do evento, tudo partiu deles. Nós os motivamos com uma oficina criativa inicial, mas o trabalho é mérito é deles”, destacou.

A exposição faz parte da Semana da Cultura da Paz, promovida pelo Colégio Anchieta a partir da Campanha da Fraternidade de 2018, que chama atenção para a busca de soluções para a violência que assola nossa sociedade. A iniciativa anchietana ainda contou com uma palestra com os sobreviventes do Holocausto no dia 25 de abril e, no dia 26 de abril, a segunda edição do projeto Religiões em busca da Paz, que promoveu debates inter-religiosos, aproximando crenças na perspectiva de uma cultura de paz e solidariedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Anchieta

Fotos: Magis Produções

Mais notícias