SJMR POA marca presença na Virada Sustentável 2019

A equipe do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) de Porto Alegre participou da 4ª edição da Virada Sustentável, realizada de 05 a 07 de abril, na capital gaúcha. O SJMR POA marcou presença no evento em um estande montado na Associação Cultural Vila Flores, no qual passou informações sobre o trabalho realizado pela equipe no Rio Grande do Sul e também apoiou a feira ‘Comidas típicas como inserção social’, espaço onde migrantes e refugiados partilharam aspectos culturais e gastronômicos com o público.

A Virada Sustentável Porto Alegre é aberta à comunidade, com ações gratuitas espalhadas por diversos locais da cidade, trazendo atividades onde foram abordados temas como a redução das desigualdades sociais – com foco especial nas questões dos imigrantes e refugiados – consumo consciente, saúde e bem-estar, parcerias, igualdade de gêneros, mudanças climáticas, entre outros.

Membro da ONG África do Coração, o angolano Januário Francisco foi um dos expositores da feira ‘Comidas típicas como inserção social’ e destacou a relevância dos temas tratados durante o evento. “Foi uma experiência interessante participar da Virada Sustentável, que fala de diversos assuntos importantes. Gostei do público que participou do evento, todos mostrando-se muito preocupados com a questão do consumo consciente”, disse.

De acordo com a coordenadora de projetos do SJMR POA, Karin Wapechowski, é o segundo ano consecutivo que a equipe participa da Virada Sustentável e essa presença só vem a fortalecer a visibilidade do trabalho realizado pela instituição da Companhia de Jesus, bem como à causa de proteção a migrantes e refugiados. “O espaço da Virada Sustentável é altamente visível e sensível à causa dos refugiados, tanto que nos convidaram a participar dessa atividade, reconhecendo o trabalho que fazemos na região. É também a oportunidade do próprio refugiado compartilhar seu trabalho e suas experiências e, nessa perspectiva da sustentabilidade, vejo ser um exemplo pra todos, de como é possível recomeçar a vida diante das mais diversas adversidades”, salientou Karin.

Sobre a Virada Sustentável Porto Alegre

A Virada Sustentável é um festival de abrangência nacional realizado nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Porto Alegre, que tem por objetivo chamar a atenção para as diversas questões da sustentabilidade, adotando como referência a Plataforma 2030 da ONIU, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em 2019, o evento foi realizado em cinco Ecopontos espalhados pela capital gaúcha: Centro Cultural Vila Flores, Casa de Cultura Mário Quintana, Parque da Redenção, Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Praça Júlio Flores e Orla Moacyr Scliar.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Divulgação

Mais notícias

By | 2019-04-17T15:38:26+00:00 abril 12th, 2019|Ação Social|