Para ampliar as ações de acolhida, proteção e integração de pessoas migrantes e refugiadas na região no sul do país, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – SJMR Brasil inaugura, nesta sexta-feira (22/1), seu novo centro de atendimento em Porto Alegre (RS). Agora, com as portas abertas na capital gaúcha, o SJMR Porto Alegre contará com uma assistência humanitária especializada, com a prestação de diversos serviços e atendimentos gratuitos a migrantes voluntários, forçados, solicitantes de refúgio e refugiados.

Para o diretor nacional do SJMR Brasil, Pe. Agnaldo Júnior, “além de ampliar o atendimento direto a migrantes e refugiados em Porto Alegre e região metropolitana, continuaremos desenvolvendo os projetos que já há muitos anos estamos conduzindo nessa região. Também seguiremos nosso trabalho em parceria com outras organizações, assim como a atuação firme nas instâncias de incidência sobre a temática da migração e do refúgio”, enfatizou o jesuíta.

O novo centro de atendimento do SJMR Porto Alegre conta com a parceria do ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e do Fupad – Fundación Panamericana para el Desarrollo e está localizado na Rua General Caldwell, n.651, no bairro Menino Deus. Com a abertura deste novo espaço será possível aumentar a capacidade de atendimento a pessoas migrantes em diferentes áreas de intervenção: Acolhimento e Proteção, Atenção Psicossocial, Assessoria Jurídica, Incidência Política e Integração Socioeconômica e Comunitária.

Porto Alegre passa a realizar atendimento direto a migrantes e refugiados.

Outra novidade serão os atendimentos presencias aos migrantes, por meio de agendamento prévio. “Nosso atendimento será realizado de portas abertas para acolher os migrantes e refugiados do nosso estado que precisem de apoio, proteção e integração local. Com esse novo formato e com uma equipe especializada, ampliamos nossos atendimentos e assistência humanitária no Rio Grande do Sul”, destaca Lucas do Nascimento, coordenador do SJMR em Porto Alegre.

Equipe especializada ampliará atendimentos de assistência humanitária.

Apesar da pandemia, Nascimento pontua que os atendimentos serão presenciais, por meio de agendamento prévio e obedecendo a todas as orientações de segurança aconselhadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como distanciamento social, uso de máscaras faciais e de álcool em gel.

O SJMR no Brasil

SJMR realiza atendimentos em diversas cidades do país.

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) é uma instituição internacional da Companhia de Jesus especializada em migração, deslocamento forçado e refúgio, presente em 56 países.

Com a prestação de serviços gratuitos, milhares de pessoas já foram beneficiadas por nossas intervenções emergenciais, nas áreas de proteção social, documental e jurídica, inserção laboral, cursos de língua portuguesa e de qualificação profissional, além de apoio psicossocial e pastoral.

No Brasil, o SJMR possui o escritório nacional localizado em Brasília (DF) e quatro Centros de Atendimento: Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e, agora também, Porto Alegre (RS).

Fonte: Serviço Jesuíta a Migrantes Refugiados Brasil

Fotos: Divulgação

Mais notícias

Dia Internacional do Migrante: famílias venezuelanas se preparam para viagem amanhã, sábado (19), ao Rio Grande do Sul já com emprego garantido

dezembro 18th, 2020|0 Comments

Celebração pelo Dia Internacional do Migrante coincide com a acolhida de 71 venezuelanos que serão interiorizados com carteira assinada na serra gaúcha  Este 18 de dezembro, Dia Internacional do Migrante, é especial para um grupo de 71 venezuelanos: é o [...]