Seja um Jesuíta

Respeitando a peculiaridade de cada pessoa, o Senhor chama seus colaboradores segundo seus dons e capacidades. Alguns são chamados a servir como leigos na Igreja e no mundo, outros são chamados a consagrarem-se totalmente à Igreja, seja pelo ministério presbiteral, seja pelo ingresso em alguma Ordem, Congregação ou Instituto religioso. Esse chamado do Senhor nomeia-se Vocação. A Companhia de Jesus é uma dessas vocações.

O Senhor da Messe sempre está chamando. Da mesma maneira que Jesus chamou Pedro e os apóstolos, hoje Ele continua chamando as pessoas de boa vontade para promoverem o Reino de Deus, que Ele pregou com entusiasmo.

Para garantir a comunhão, a conservação e crescimento do Corpo Apostólico da Companhia de Jesus no Brasil, há alguns serviços permanentes e necessários, entre eles, a Promoção das vocações à Companhia de Jesus.

Assim, o eixo Vocações Jesuítas, do Programa MAGIS Brasil, trabalha com as Vocações em três passos:

  1. Promoção
  2. Acompanhamento
  3. Plano de Candidatos

Os dois primeiros passos sob a responsabilidade do Secretário para a Juventude e Vocações e o terceiro com a colaboração do coordenador do Plano de Candidatos.

OBJETIVOS

  1. Proporcionar um acompanhamento vocacional (já iniciado) mais intenso e constante para aqueles jovens que sentem o chamado à vida religiosa na Companhia de Jesus;
  2. Atender, de modo especial, ao crescimento dos candidatos como pessoa, como cristãos e como discípulos e testemunhas de Jesus Cristo;
  3. Favorecer uma experiência inicial de vida comuni¬tária, apostólica, espiritual, de trabalho e de estudos que aju¬de o candidato, através do discernimento, a veri¬ficar sua aptidão à Companhia de Jesus;
  4. Ajudar o candidato a verificar e purificar a con¬sistência de suas motivações vocacionais;
  5. Criar um processo de conhecimento mútuo entre o candidato que quer ser jesuíta e a Companhia de Jesus que quer acolhê-lo como companheiro.