De 22 a 24 de fevereiro, o Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo, promove evento que tem como foco central um dos termos que vêm ganhando cada vez mais evidência no mundo contemporâneo: resiliência. Sob a orientação da psicóloga e teóloga, Ir. Susana Rocca, o curso Relações humanizadoras sob o olhar da resiliência tem por objetivo mostrar como os obstáculos pessoais, familiares e sociais podem abrir novas portas em cada uma das realidades, trazendo diversas possibilidades de desenvolvimento nos âmbitos particular e coletivo.

Ao longo dos três dias de imersão, Ir. Susana Rocca irá abordar temas como conflitos, desemprego, doenças, perdas, solidão, depressão, estresse ou grandes mudanças, procurando trazer algumas respostas para cada uma dessas situações adversas, desenvolvendo nos participantes fatores de proteção que favoreçam a capacidade de superação em cada pessoa. “O paradigma da resiliência propõe uma mudança de ótica, centrando a observação nas capacidades, dos indivíduos e grupos, de resistir e refazer-se após experiências de grandes sofrimentos. Em lugar de focar a observação nas fraquezas, sintomas, doenças, carências, tenta-se descobrir quais são os chamados fatores de proteção e os pilares de resiliência, isto é, as forças positivas do ambiente circundante e as capacidades pessoais para reagir e superar as adversidades da vida, a fim de fomentá-las e promovê-las”, cita a religiosa.

De acordo com a orientadora do curso, entre os fatores de proteção mais importantes estão a companhia de amigos e entes queridos nos momentos de dificuldade. “Este fator de proteção é válido para toda idade e cultura. Ter pessoas de confiança com quem pode contar, ter um entorno favorável, assim como uma rede de apoio à qual recorrer, são fatores que propiciam proteção”, ressalta Ir. Susana.

Como forma de embasamento para o curso, a orientadora utilizou pesquisas bibliográficas e de campo para apresentar metodologias que facilitem aos participantes trabalhar as dificuldades nos mais variados aspectos, buscando crescimento por meio de gestos e atitudes humanizadoras. “Num mundo onde prima a correria, os sentimentos de vulnerabilidade têm pouco espaço para serem partilhados. Creio que é importante detectar as necessidades e ver, com criatividade, que iniciativas podemos assumir para contribuir no crescimento e cuidado integral das pessoas, promovendo a resiliência tanto pessoal quanto comunitária”.

Susana Rocca: graduada em Psicologia pela Universidad Catolica del Uruguay (1983), Especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral e Doutorado em Teologia Prática pelas Faculdades EST (2011). Desde 2003, é colaboradora do Instituto Humanitas Unisinos – IHU (www.ihu.unisinos.br). Pesquisadora do tema da resiliência, desde 2005, assessora instituições e grupos, com experiência de trabalho no Uruguai, Argentina, França e Brasil. Autora do livro Resiliência, Espiritualidade e Juventude (2013) e organizadora do livro Sofrimento, Resiliência e Fé: implicações para as relações de cuidado (2007).

Curso: Relações humanizadoras sob o olhar da resiliência

Ministrante: Ir. Susana Rocca

Data: 22 a 24 de fevereiro de 2019

Local: CECREI (Rua Regina Mundi, 333 – São Leopoldo)

Inscrições: (51) 3081-4200 ou em cecrei.org.br/cursos-de-espiritualidade-2019

Investimento (curso + hospedagem e alimentação): R$ 380,00.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV e Instituto Humanitas Unisinos

Foto: Matheus Kiesling/ASAV

Mais notícias