A Assistência Social é um dos principais focos da Companhia de Jesus, sendo o apoio a migrantes e refugiados tema central dentro das instituições jesuítas. No dia 27 de novembro, a sede da Associação Antônio Vieira – ASAV, em Porto Alegre, recebeu a Reunião Anual de Parceiros do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário de Refugiados, reunindo cidades parceiras do Programa, como Santa Maria, Lajeado, Cachoeira do Sul, Venâncio Aires, Nova Prata, Serafina Corrêa, além da capital gaúcha.

Na abertura, a Coordenadora do Programa, Karin Wapechowski, relembrou o início do trabalho realizado pela instituição jesuíta, desenvolvido em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR, no ano de 2003, quando surgiu a necessidade de criar uma rede de apoiadores. “Precisamos do apoio de uma rede de parceiros, que nos dessem auxílio não apenas na questão do idioma, mas também cultural. Temos que ampliar a rede. Nosso objetivo é que os migrantes e refugiados sejam acolhidos nessas comunidades da melhor maneira possível”, frisou Karin.

Segundo Karin, o atendimento da rede de apoio ao Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário de Refugiados irá se estender em 2018. “No próximo ano, voltaremos nosso foco também a migrantes e refugiados de países como a Síria, a Líbia, da África Central e do Triângulo Norte da América Central, formado por Honduras, Guatemala e El Salvador”, destacou. A Coordenadora do Programa ainda ressaltou que o apoio a migrantes e refugiados irá receber atenção especial não somente no Brasil, mas também no mundo inteiro. “O Brasil se prepara para uma nova missão de paz, agora, no centro da África, mas o mundo se organiza em apoio à causa dos refugiados”, enfatizou Karin.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Matheus Kiesling/ASAV

Mais notícias