O Colégio Antônio Vieira, em Salvador, sediou de 2 a 4 de abril, o 4º Encontro de Equipes Diretivas da Rede Jesuíta de Educação (RJE), evento que reuniu educadores, jesuítas e leigos de instituições jesuítas de todo o país. A programação abrangeu painéis sobre as Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus, e destacou ainda eixos temáticos que fazem parte do Planejamento Estratégico da RJE: inovação pedagógica, formação dos colaboradores, comunicação, e governança e gestão.

A abertura do evento ficou a cargo do Diretor Presidente da RJE, Ir. Raimundo Barros, e do Secretário para Educação da RJE, Pe. Sérgio Mariucci. Em sua fala, Pe. Mariucci reforçou a importância dos Exercícios Espirituais como base da Pedagogia Inaciana, salientando a escolha dos jesuítas pelo apostolado da educação, tendo como objetivo formar indivíduos em sua totalidade e capazes de transformar realidades. Para o jesuíta, a grade curricular das instituições da RJE deve convergir com novos métodos ensino. “Não devemos ver a inovação como um conjunto de coisas a serem compradas, mas como cultura curricular a ser construída”, frisou.

Ao longo do encontro, o grupo participou de painéis sobre as Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus, abordando temas como a preservação da Amazônia e a promoção da Justiça Socioambiental. A programação ainda contou com especialistas em comunicação que discutiram métodos para a gestão de crises em instituições de ensino e a apresentação do Planejamento Estratégico, que reafirmou o compromisso da RJE com a inovação pedagógica, com a formação integral dos estudantes, assim como a capacitação contínua dos educadores.

De acordo com o Ir. Raimundo Barros, a Companhia de Jesus vem construindo um trabalho colaborativo, estruturante e mobilizador no contexto da educação e nas demais frentes de missão da Companhia. “Como parte desse grande organismo, a Rede Jesuíta de Educação Básica vem trilhando um caminho de consolidação na forma de atuar e de promover o trabalho conjunto entre todas as unidades da rede. E o Encontro com as Equipes Diretivas é um fórum de grande importância nos diálogos entre os gestores, tratando de temas como o planejamento estratégico, que chega para ajudar no trabalho que será desenvolvido nos próximos cinco anos”.

Para o jesuíta, o planejamento estratégico é um passo importante, pois vai proporcionar um engajamento muito mais forte de todas as unidades e da estrutura central da RJE, em função dos eixos estratégicos que foram definidos. “Além de ajudar na sistematização do horizonte de trabalho na RJE, o planejamento traz para todas as unidades um reforço na visão de conjunto e nas instâncias de colaboração, uma vez que os projetos estabelecidos foram resultado do trabalho de todos. Agora, os olhares, esforços, recursos e ações serão voltados para colocar em prática o que foi definido no planejamento e os desafios não são poucos. Por outro lado, o entusiasmo dos gestores para avançar é muito forte e vai gerar bons frutos”, destacou Ir. Raimundo.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Foto: Divulgação/Rede Jesuíta de Educação Básica

Mais notícias