Na segunda-feira (24/8), o Superintendente Administrativo da Associação Antônio Vieira, Roberto Renner, e as coordenadoras da área de Assistência Social e do Programa de Reassentamento Solidário para Refugiados/RS, Leila Pizzato e Karin Wapechowski, respectivamente, receberam a visita do Secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos. A reunião foi realizada na sede da ASAV, em Porto Alegre.

DSCN3326

O encontro teve por objetivo apresentar aos representantes do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) o trabalho desenvolvido pela ASAV através do Programa de Reassentamento Solidário para Refugiados/RS. Também estiveram presentes a Coordenadora-Geral do CONARE, Claudia Anjos, a representante do ACNUR, Carolina Smid, o consultor do ACNUR, Hiram Ruiz, e o Assistente de Coordenação do Programa de Reassentamento Solidário para Refugiados/RS, Cláudio Renato Souza.

DSCN3325

Beto Vasconcelos, que também é presidente do CONARE, destacou o programa mantido pela ASAV, que, segundo ele, desenvolve um trabalho único no país. “Diria que, não apenas para o CONARE, como para o Ministério da Justiça, mas também para a ONU e para todo o Brasil, a ASAV tem um papel fundamental. A Associação se dedicou e se especializou em um tema de extrema sensibilidade e dificuldade de implementação: o reassentamento de refugiados. Um programa que tem por objetivo proporcionar uma nova integração social a refugiados que se encontravam em outros países. Então, é um processo riquíssimo, extremamente eficiente e humano, de inserção social e cultural, e de adequação ao mercado de trabalho e à sociedade brasileira”, disse Vasconcelos.

DSCN3330

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Matheus Kiesling/ASAV