Província dos Jesuítas do Brasil realiza II Encontro de Comunicadores

Província dos Jesuítas do Brasil realiza II Encontro de Comunicadores

O Centro Cultural João XXIII, no Rio de Janeiro, recebeu de 23 a 25 de maio, o II Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA, evento que reuniu cerca de 50 profissionais em uma programação que, além da troca de experiências, contou com palestras, apresentação de boas práticas de comunicação nas obras jesuítas, oficinas e reflexões sobre os desafios comunicacionais da Companhia de Jesus e suas instituições no Brasil.

No primeiro dia, o Sócio Provincial, Ir. Eudson Ramos, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre as mudanças na organização da BRA, como a criação dos Núcleos Apostólicos em substituição às Plataformas Apostólicas. “Nós temos um novo desafio, de traçar um plano em rede”, afirmou. Segundo o jesuíta, esse trabalho tem diversas frentes e um exemplo é a rede de educação. “O primeiro desafio é que cada um consiga trabalhar com seus pares, isso será um bom passo. Em seguida, fazer um trabalho intra-apostólico, pois a perspectiva é trabalhar transversalmente”, ressaltou o Ir. Eudson, acrescentado: “contamos com a colaboração de vocês”.

Ir. Eudson também frisou que a missão da Companhia de Jesus é universal e, hoje, todos são chamados a ter uma maior conexão. “A proposta, para vocês, é aprofundar as formas de contribuir com a missão da Província BRA. Neste encontro, espero que aprofundem o que cada obra tem feito, pensando na perspectiva da Província”, disse. Para o jesuíta, os colaboradores da Província BRA necessitam ser mais que bons profissionais. “Precisamos questionar qual o nosso diferencial, qual o nosso magis, enquanto pessoas e profissionais. O magis é algo que nos diferencia e que nos capacita para desenvolver a colaboração na missão”, finalizou.

Em seguida, o coordenador da Equipe de Comunicação da BRA, Pe. Anselmo Dias, falou sobre as principais realizações da Comunicação da Província ao longo de 2017, e que, atualmente, existem mais de 100 obras jesuítas no Brasil. “Hoje, temos contato ativo com cerca de 90 obras e o principal papel da comunicação é ajudar na articulação delas”, afirmou Pe. Anselmo. O jesuíta salientou ainda as perspectivas para a Comunicação da Província BRA e a importância da capacitação técnica dos profissionais e do aprofundamento no conhecimento sobre a Companhia de Jesus.

Fonte: Assessoria de Comunicação Jesuítas Brasil

Foto: Divulgação

Mais notícias

By | 2018-06-25T09:20:36+00:00 maio 25th, 2018|ASAV|