Colaboradores da Rede Jesuíta de Educação de todo o Brasil estão estudando na Unisinos

Vinte colaboradores de 10 instituições da Rede Jesuíta de Educação (RJE) reuniram-se de 9 a 13 de janeiro, na Unisinos, em São Leopoldo (RS), para participarem de aulas do primeiro semestre do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, ligado ao Projeto de Formação Continuada da RJE. O primeiro encontro foi realizado em outubro de 2016.

Além de desenvolver competências de gestão e liderança, a partir de uma abordagem interdisciplinar, de pensamento e atuação sistêmicos complexos, o curso proporciona o aprofundamento de estudos para o desenvolvimento de uma gestão corresponsável e participativa. Na semana que estão no Rio Grande do Sul, os mestrandos têm aulas nos três turnos. No primeiro semestre estudaram:

  • História, políticas e legislação educacional. Professora Flávia Obino Correa Werle;
  • Gestão educacional e inovação. Professoras Josefina Coutinho e a Daianny Costa;
  • Gestão estratégica e avaliação institucional.  Professor Artur Eugênio Jacobus;
  • Gestão de pessoas, cultura e comportamento organizacional. Professora Patrícia Martins Fagundes Cabral.

De acordo com o professor Artur Eugênio Jacobus, em todo o planeta, há o despertar da consciência de que o modelo tradicional de escola já não responde mais às expectativas e necessidades da sociedade. “Cresce o número de escolas, tanto privadas como públicas, que estão se interrogando sobre suas práticas pedagógicas e de gestão, tentando implementar mudanças nessa instituição que historicamente tem sido muito resistente a mudanças. Os gestores dessas escolas estão percebendo que, apesar do sucesso alcançado até agora, suas instituições só vão se manter relevantes se logo desenvolverem as competências para entenderem as mudanças sociais e tecnológicas e souberem desenvolver projetos inovadores, que transformem tanto seu modelo pedagógico como o de gestão. Essa é a principal razão pela qual os gestores das escolas estão recentemente buscando desenvolver competências na área de gestão educacional”, destacou Jacobus.

No Projeto de Formação Continuada da RJE, uma parceria entre diretores acadêmicos dos colégios da Rede e profissionais da Pós-Graduação em Educação da Unisinos, foram elaborados dois cursos direcionados aos profissionais vinculados à Companhia de Jesus no Brasil: Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade, realizado na modalidade à distância (EAD); e Mestrado Profissional em Gestão Educacional, com aulas presenciais e EAD. Ambos os cursos contam com validação do Ministério da Educação (MEC).

Para os colaboradores apesar de bastante puxado com esses intensivos, o curso é visto como uma grande oportunidade. “Considero-me privilegiada pela oportunidade de crescimento pessoal e profissional ímpar participando da primeira turma especial de mestrado da RJE e também pelo contato com professores e pesquisadores de alto nível da Unisinos. É uma demonstração da visão de futuro da RJE, preparando seus profissionais ligados à gestão para os desafios desse tempo”, constata a Gerente de Comunicação do Colégio Loyola, Dayse Lacerda, que vem de Belo Horizonte para as aulas.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Divulgação

Mais notícias