O professor da Unisinos, Farid Chemale Junior, está entre os vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016, na categoria Pesquisador Destaque, referente às suas contribuições na área de Geociências. A cerimônia de entrega da premiação irá ocorrer no dia 6 de outubro, no Salão de Convenções da FIERGS, em Porto Alegre.

A premiação, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), também homenageou outros cinco cientistas na categoria Pesquisador Destaque, nas áreas de Engenharia, Física e Astronomia, Matemática, Estatística e Computação, Interdisciplinar e Química. Ainda foram premiadas as categorias Pesquisador Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa, Pesquisador na Indústria e Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global – este último alusivo ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela Unesco.

Entre os temas que são alvo de estudos de Farid, estão a evolução de bacias sedimentares e a reconstrução de continentes ao longo do tempo geológico. Tendo como base essas pesquisas, é possível entender, por exemplo, como ocorre a aglutinação e a fragmentação de continentes, bem como o processo de sedimentação e as condições climáticas nos tempos primordiais da Terra.

“[O prêmio] é, sem sombra de dúvidas, um marco na minha carreira como geocientista, bem como para a minha família, que vem me dando apoio contínuo, e para todos aqueles estudantes de graduação e pós-graduação que trabalharam e trabalham comigo ao longo da minha carreira como pesquisador”, destaca Farid, que acrescenta. “Os estudos que desenvolvo têm cunho de ciência básica e aplicada, onde procuro entender a história da construção da Terra e seus processos de sedimentação, formação de montanhas e oceanos. Ao mesmo tempo, os resultados da minha pesquisa e de colaboradores são utilizados para estudos exploratórios de depósitos de óleo e gás e metais por empresas de petróleo e de mineração”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisinos

Foto: Divulgação

Mais notícias