Formar cidadãos conscientes e atuantes, encantados pela possibilidade de construir um mundo melhor: essa é uma das prioridades do Colégio Catarinense. Diante dessa perspectiva, a preocupação com as questões ambientais permeia o processo formativo e todas as atividades desenvolvidas pela instituição de ensino.

Em 2016, o Colégio Catarinense irá dar prosseguimento às diversas ações foram desenvolvidas pelo Projeto Lixo Zero, no sentido de sensibilizar e conscientizar a comunidade educativa sobre as questões ambientais, em especial àquelas relacionadas ao consumismo e o descarte de lixo e resíduos.

Os procedimentos do cotidiano foram repensados e ações foram desenvolvidas, buscando novas formas de agir nos espaços do Colégio, que adquiriu novos residuários, mais adequados ao descarte correto de materiais e resíduos orgânicos.

A professora Karin Schmidt Espíndola salientou o trabalho e a contribuição de toda a comunidade educativa junto à iniciativa. “Antes do encaminhamento do material recolhido, todos foram convidados a contribuir com a separação dos resíduos, pré-selecionando-os para a triagem feita no residuário central e para o posterior endereçamento às associações de catadores e indústrias de reciclagem através da COMCAP ( Companhia de Melhoramentos da Capital)”, disse Karin.

Entre as atividades de destaque feitas pelo Colégio Catarinense está a ação flash mob realizada no pátio da cantina, sendo que a proposta combinada entre os integrantes do projeto foi descartar uma garrafa pet no chão e esperar que algum aluno a recolhesse, descartando-a no residuário correto, momento em que aplausos e apitos soaram para parabenizar a iniciativa.

A comunidade educativa também foi convidada a reduzir a utilização de copos descartáveis, com a adoção dos ECOCOPOS LIXO ZERO e das canecas permanentes. O ECOCOPO, disponibilizado nos eventos do Colégio, não contém componentes tóxicos e é reutilizável. Mais de dois mil ECOCOPOS já foram adquiridos pelos participantes dos eventos da escola.

Para 2016, a perspectiva é que a ideia se consolide e colha mais frutos. “A expectativa é incentivar ainda mais a participação da comunidade educativa nas ações do Projeto Lixo Zero, com iniciativas que envolvam toda a sociedade na grande corrente pela preservação ambiental no planeta”, frisou Karin.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Catarinense

Fotos: Divulgação/Colégio Catarinense

Mais notícias