O acesso à educação é um tema mundial, que necessita de atenção e de iniciativas que visem a reflexão e o encontro de possíveis soluções. De acordo com a UNESCO, 263 milhões de crianças e jovens de todo o mundo estão fora da sala de aula, sendo que, desses, 61 milhões são crianças de 6 a 11 anos. Buscando sensibilizar os estudantes em relação ao assunto, o Colégio Anchieta implementou junto às turmas do 4º ano do Ensino Fundamental a campanha A Cadeira Vermelha, movimento global criado pela plataforma Educate Magis, pela ONG jesuíta Entreculturas, pelo Friends Of Fé y Alegria dos Estados Unidos e pelo Edujesuit, todas instituições vinculadas à Companhia de Jesus.

Criada em 2012, a campanha faz um alerta para a importância de uma educação inclusiva e de qualidade, atendendo as necessidades de cada um e levando em consideração as diferenças. A ideia, é espalhar cadeiras vermelhas pelas instituições de ensino, a fim de chamar a atenção de todos em prol da causa. No Colégio Anchieta, cada sala de aula do 4º ano recebeu uma cadeira vermelha, a fim de sensibilizar a comunidade educativa.

A adesão à campanha A Cadeira Vermelha foi lançada pela Orientadora Educacional do 1º ao 5º Ano, Márcia Schivitz, junto com as professoras Julia Reis, Fernanda Longo e demais professoras do 4º Ano. Segundo Márcia, antes de partir para a ação, os alunos refletiram sobre os direitos da criança e também contaram com a ajuda da família nesse processo. “Iniciei a sensibilização dos representantes de turma, que refletiram sobre a importância do Dia Mundial dos Direitos da Criança para todas as crianças do mundo. A ideia foi compartilhada em sala de aula e as professoras desenvolveram um trabalho com os alunos solicitando ajuda da família. A reflexão foi ampliada e todos saíram ganhando!”, explicou.

Márcia lembrou que os alunos do 4º Ano já têm uma visão mais ampliada sobre as várias realidades sociais a partir do Projeto Apadrinhamento, no qual adotam um afilhado ou afilhada de entidades apoiadas pelo Colégio Anchieta e, durante o ano letivo, compartilham diversos momentos com essas crianças, aprendendo com as diferenças e construindo relações de cuidado e amor ao próximo. “O Apadrinhamento tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para as várias realidades sociais, desafiando-as a conviver com as diferenças de forma harmoniosa. É uma atividade que contribui para a formação integral dos alunos”, pontuou.

 

Colocando a mão na massa: pintura coletiva das cadeiras vermelhas

Depois do trabalho em sala de aula, os alunos assistiram aos vídeos da campanha A Cadeira Vermelha, para entender um pouco mais sobre o contexto global e, em grupos, criaram cartazes com imagens que remetessem à infância, destacando um direito fundamental de toda criança.

Ao final da atividade, os alunos dirigiram-se a uma área externa para fazer a pintura das cadeiras, que foram colocadas em suas salas de aula, para marcar a participação na campanha e não esquecer de tantas crianças que ainda sofrem por não poder estar usufruindo do direito de aprender.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Anchieta

Fotos: Divulgação

Mais notícias