Documento que irá servir de base para sintetizar ideias, conceitos e princípios da Companhia de Jesus junto às instituições da Rede Jesuíta de Educação (RJE), o Projeto Educativo Comum (PEC) foi entregue oficialmente aos educadores do Colégio Medianeira, em encontro realizado no dia 14 de setembro.

Lançado no dia 31 de agosto, durante o Seminário da RJE, no CECREI, em São Leopoldo/RS, o PEC traz como palavras-chaves renovação, revitalização, transformação, excelência e Aprendizagem Integral. “Havia no universo da educação básica da Companhia de Jesus um desejo e uma necessidade de transformação. O encanto, o sorriso e o brilho nos olhos que a gente percebe nos profissionais, são indicadores de que esse documento vem para abrir horizontes”, explicou o Delegado para a Educação Básica da RJE, Pe. Mário Sündermann, em vídeo disponibilizado no YouTube.

Um dos objetivos do PEC é justamente que as 17 instituições ligadas à RJE sejam reconhecidas como Centros de Aprendizagem Integral. “Ao colocar o aluno como centro do processo de aprendizagem, e ao compreender nosso colégio como Centro de Aprendizagem Integral, precisaremos rever ou reforçar projetos, práticas e concepções. Sujeitos, tempos e espaços escolares serão o grande tripé desse novo momento pedagógico que vivemos, o que nos instiga e desafia ao novo e ao MAGIS”, afirmou o Diretor Acadêmico do Medianeira, Fernando Guidini.

A entrega do PEC é tida pelo Diretor Geral do Medianeira, Pe. Carlos Alberto Jahn, como a materialização dos debates e discussões que auxiliaram coletivamente na composição do documento. “Agora o desafio é fazer com que as diretrizes, as grandes orientações revitalizem os projetos, as práticas e as ações dentro dos colégios da Rede e especialmente do Medianeira”, afirmou Pe. Carlos, complementando que a grande provocação trazida à tona pelo PEC é o desenvolvimento pleno do sujeito, o que, em outras palavras, significa a quebra de paradigmas e modelos lineares, sendo a Aprendizagem um aspecto fundamental no processo. “A aprendizagem se dá no dia a dia dentro da sala de aula, no pátio, nos grandes projetos e ações que professores e alunos desenvolvem”, finalizou o jesuíta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Medianeira

Fotos: Paulinha Kozlowski/Colégio Medianeira

Mais notícias