A 36ª Congregação Geral elegeu o Pe. Arturo Sosa Abascal, SJ, como novo Superior Geral da Companhia de Jesus. O anúncio foi realizado no dia 14 de outubro, em Roma, na Itália, em votação secreta que reuniu 217 jesuítas, dos mais diversos países.

O sacerdote venezuelano, de 67 anos, é o 30º sucessor de Santo Inácio de Loyola na Ordem e o primeiro latino-americano a assumir o cargo. Após a eleição, o nome do novo Superior Geral da Companhia de Jesus foi comunicado ao Papa Francisco – primeiro pontífice jesuíta na história da Igreja Católica.

“Sinto que preciso de muita ajuda. Começou um grande desafio. Esta é a Companhia de Jesus, então Jesus deverá ajudar-nos tendo muito o que fazer aqui conosco. Eu confio nos meus confrades que são muito bons, mas que a Congregação nos leve adiante com um bom grupo de trabalho e com orientações muito precisos porque este não é um trabalho de uma só pessoa, é um trabalho do corpo da Companhia. Eu farei o melhor possível, estou muito surpreso, muito grato ao Senhor e rezo por todos”, disse o novo Superior Geral em seu discurso de posse.

Pe. Arturo Sosa Abascal trabalhava atualmente em Roma, como membro do conselho do anterior Superior Geral, Pe. Adolfo Nicolás, SJ, que deixou o cargo após oito anos à frente da Companhia de Jesus, uma das maiores e mais importantes ordens da Igreja Católica.

 

Sobre o Pe. Arturo Sosa Abascal

Nascido em 12 de novembro de 1948, em Caracas, na Venezuela, Arturo Sosa Abascal entrou para a Companhia de Jesus no ano de 1966.

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Andrés Bello, em 1972, foi ordenado sacerdote no ano de 1977. Em 1990, obteve o doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Central da Venezuela.

Entre 1996 e 2004, Pe. Sosa foi Superior da Província da Venezuela e, em 2014, assumiu o cargo de Delegado do Superior para as Casas Internacionais da Companhia de Jesus, em Roma.

Considerado uma das referências culturais e sociais mais importantes da Venezuela, o jesuíta publicou diversas obras, algumas sobre a história e a política venezuelanas.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Divulgação

Mais notícias

Romaria do Padre Reus terá lançamento de livro sobre a vida do jesuíta e a história do Santuário do Sagrado Coração de Jesus

julho 6th, 2017|0 Comentários

A Romaria do Padre Reus, que em 2017 completou sua 11ª edição – e coincidiu com os 70 anos do falecimento do jesuíta – foi realizada no dia 09 de julho e teve um atrativo a [...]

Falecimento do Pe. João Darci John, o Padre Janjão do Colégio Anchieta

julho 4th, 2017|0 Comentários

Um dos ícones do Colégio Anchieta, Pe. João Darci John faleceu no dia 4 de julho, aos 83 anos de idade. Pe. Janjão, como era conhecido dentro da comunidade anchietana, trabalhou na instituição de ensino [...]

Jesuítas avaliam o impacto da sua missão

março 22nd, 2017|Comentários desativados em Jesuítas avaliam o impacto da sua missão

De 20 a 24 de março está sendo realizado em Lima, no Peru, o encontro organizado pela Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL): o ImPACtando. O objetivo é avaliar o [...]

Padre Egydio Schneider recebe a visita de ex-aluno dos anos 50

janeiro 3rd, 2017|Comentários desativados em Padre Egydio Schneider recebe a visita de ex-aluno dos anos 50

No apagar das luzes de 2016, mais precisamente no dia 30 de dezembro, Pe. Egydio Schneider recebeu na ASAV a visita de um ex-aluno, o médico Edison Pizzato. Na conversa, lembranças dos tempos de escola, [...]