Pausa para imersão: retiros e cursos de espiritualidade ganham novos públicos

O mundo contemporâneo traz consigo além de um ritmo cada vez mais acelerado, uma certa superficialidade nas relações, nos mais variados âmbitos, e entre eles, o religioso. Diante disso, muitas pessoas vêm encontrando nos cursos e retiros de espiritualidade uma maneira de criar uma pausa na correria do dia a dia, buscando um momento para o autoconhecimento e o fortalecimento de sua fé e espiritualidade.

Cientes desse movimento, espaços como o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (RS), a Vila Fátima, em Florianópolis (SC), e o Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES), em Salvador (BA), procuram trazer em suas programações anuais encontros destinados não apenas aos religiosos, como também ao público leigo.

Para facilitar a imersão dos participantes, os orientadores dos cursos vêm buscando métodos e atividades que se aproximem das diferentes realidades de cada uma das pessoas, mesclando, em muitas das vezes, os conhecimentos da Teologia com os da Filosofia. Na prática, a aplicação desses conceitos contribui no uso da oração como uma ferramenta de diálogo com Deus, sendo um importante elemento para transformar a Palavra de d’Ele em ações concretas no dia a dia.

Segundo o Diretor de Administração da ASAV e Diretor do CECREI, Ir. Celso Flach, para atender essa demanda, são ofertados retiros e cursos de finais de semana, que mesmo com menor carga horária em relação aos demais encontros, buscam estimular a espiritualidade de cada um dos participantes. “Os encontros trazem temas que ajudam as pessoas a ressignificarem suas vidas e histórias e que as façam crescer humano e espiritualmente. Cabe destacar uma manhã de oração, o Dia de Oração, que acontece mensalmente, no último domingo de cada mês – de março a dezembro – e que tem aumentando significativamente a participação do público leigo”, cita o jesuíta.

Confira abaixo as programações para os próximos meses no CECREI, na Vila Fátima e no SIES:

Centro de Espiritualide Cristo Rei – CECREI (São Leopoldo/RS)

19 a 23 de junho

Retiro de Corpus Christi – Orientação Pe. Raniéri Gonçalves, SJ

26 de maio

Dia de Oração – Orientação Pe. Quirino Weber, SJ

30 de junho

Dia de Oração – Orientação Dom Paulo de Conto

28 de julho

Dia de Oração – Orientação Ir. Celso Flach, SJ

23 a 25 de agosto

A formação espiritual como movimento da tristeza para a alegria e da mágoa para a gratidão – Orientação Pe. Raniéri Gonçalves, SJ

25 de agosto

Dia de Oração – Orientação Pe. Jean Fábio Santana, SJ

 

Vila Fátima (Florianópolis/SC)

15 de junho

Dia de Oração

02 a 04 de agosto

Exercícios Espirituais para Jovens

28 de agosto a 1º de setembro

Retiro de 4 Dias

Serviço Inaciano de Espiritualidade – SIES (Salvador/BA)

31 de maio a 2 de junho

CAP – I – Orientador Pe. Adroaldo Palaoro, SJ

28 a 30 de junho

Acompanhamento espiritual: Reflexões

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Foto: Divulgação

Mais notícias

By | 2019-04-29T17:31:12+00:00 abril 26th, 2019|Espiritualidade|