Em alusão à campanha Outubro Rosa, o Centro Social Padre Arrupe (CSPA) promoveu na última semana a live “Conversando sobre o Câncer de Mama – A Prevenção pode salvar sua vida e a nutrição pode ser importante aliada”, em evento realizado diretamente do Encontro dos Rios, principal ponto turístico de Teresina (PI).  A transmissão foi feita pelo YouTube para os idosos e suas famílias.

Na oportunidade, os usuários do Centro receberam informações sobre os sintomas da doença, foram orientados para a importância da prevenção e do autoexame, praticaram a técnica de respiração para relaxamento/automassagem, e também aprenderam sobre o papel da boa alimentação no combate à doença. Para a realização da ação, foram levados até o local uma equipe de fisioterapeutas e nutricionistas da residência e parceiros do CSPA.

Segundo a preceptora e nutricionista, Aurilene Soares de Souza, a ação objetivou, acima de tudo, conscientizar os idosos sobre como o hábito de ter uma alimentação saudável, e, consequentemente, manter o peso corporal adequado, que, somado às atividades físicas, são uma das principais formas de evitar o câncer. “Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, podem prevenir novos casos de câncer”, ressalta.

Ainda, de acordo com a profissional, a live foi uma das formas encontradas pelos profissionais de ‘reinventarem’ os encontros que ocorriam semanalmente voltados para a educação em saúde e suas oficinas. “Além desse momento informativo, também temos um grupo composto de 50 idosos do Padre Arrupe, intitulado “Grupo Girassol”, onde colocamos informações e fazemos o teleatendimento”, completa.

Durante a live, a secretária da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Janaína Carvalho, parabenizou toda a equipe do Centro Social por “mesmo estando vivendo um momento tão complicado com a pandemia, sempre demonstrar comprometimento, buscar novas forma de se reinventar e proporcionar aos idosos um vínculo cada vez mais fortalecido”.

Dona Bonifácia Idalina Sepulvida de Carvalho, uma das idosas frequentadoras do CSPA, reafirma esse sentimento em suas palavras. Segundo a idosa, que participa das atividades promovidas no local há pouco mais de um ano, “todas as atividades realizadas pela equipe são maravilhosas, uma vez que buscam sempre orientar, incentivar e ajudar a todos”.

Já Dona América Rodrigues, também usuária do Centro Social, ressaltou a importância educacional da mesma. “Achei (a live) muito explicativa. Eu, por exemplo, não sabia que o arroz e feijão faziam bem à saúde. Achava que era apenas algo importante para nos sentirmos satisfeitos. Aprendi bastante”, pontuou. A importância das informações disseminadas pela equipe também foi ressaltada por dona Aldira Maria Ribeiro, que explicou que “às vezes achamos que estamos nos alimentado bem, mas depois vemos que não é bem assim”.

Os resultados positivos das ações realizadas de forma on-line têm alegrado aos colaboradores da instituição. O coordenador do CSPA, Patrício Guilherme, ressalta a grande adesão ao novo modelo de atividades. “Foram mais de 220 pessoas acompanhando a nossa live sobre o Outubro Rosa. Continuaremos fazendo ações educativas e de troca de informações. Não só por meio de grandes eventos como esse, mas também por meio dos grupos remotos”, explicou.

A próxima ação educativa e de sensibilização já está, inclusive, marcada no calendário para ainda este mês. O “Café com Afeto”, que será realizado no fim de outubro, também será voltado à Campanha Outubro Rosa e a importância dos cuidados com a saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Divulgação

Mais notícias