Principal competição esportiva mundial, os Jogos Olímpicos desembarcam pela primeira vez no Brasil e os pesquisadores do PPG em Linguística Aplicada da Unisinos encontraram uma maneira diferente de apresentar as 42 modalidades desportivas que farão parte do evento, através do Dicionário Olímpico.

Desenvolvida pelo SemanTec, um grupo multidisciplinar que envolve pesquisadores das áreas de Linguística, Informática, Direito e Comunicação Social, a ferramenta online descreve cada esporte a partir de duas perspectivas. Em uma delas, é apresentada uma lista de cenários de cada esporte, como por exemplo, bloqueio, manchete e rotação no voleibol; já na outra, há uma lista de palavras que dão acesso a esses cenários, como bloqueio triplo, condução e entrada de rede.

O projeto conta com a participação de cinco alunos de Graduação, dois mestrandos, quatro doutorandos e uma bolsista de Pós-Doutorado, e tem como diretriz a precisão das informações técnicas, resultado de consultas a atletas, treinadores, árbitros e dirigentes, que auxiliam na seleção e pertinência do conteúdo apresentado.“Com o Dicionário Olímpico, foi possível dar continuidade a um trabalho que o grupo de pesquisa realizou para a Copa do Mundo, que foi o Dicionário Field: dicionário de expressões do futebol”, explica a coordenadora do projeto e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Rove Chishman.

Rove destaca que um dos diferenciais do Dicionário Olímpico é que as palavras não são apresentadas de forma isolada, mas em relação à cena em que se enquadram. Além disso, o usuário conta com outros recursos, como a imagem que ilustra o cenário e os mapas. “Outro diferencial está na apresentação de três curiosidades linguísticas sobre cada esporte, mostrando a riqueza das linguagens que caracterizam esses domínios. Destaca-se também que o Dicionário Olímpico, sendo uma ferramenta online responsiva, tem um layout que se adapta a telas mobile, para smartphones e tablets”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisinos

Foto: Roberto Caloni/Unisinos

Mais notícias