Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Catarinense apresentaram suas ideias para a segunda fase do projeto Municípios Catarinenses, na qual trouxeram informações e reflexões sobre as cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. O trabalho desenvolvido pelos estudantes da instituição de ensino jesuíta é uma verdadeira lição de cidadania ao apontar os problemas, mas também apresentar as soluções para cada uma das localidades.

A primeira etapa do projeto foi realizada no primeiro trimestre, quando os alunos saíram a campo para colher informações e depoimentos. As equipes trabalharam quatro eixos principais: mobilidade urbana, aspectos culturais, questões ambientais e questões sociais. Para isso, os estudantes visitaram as prefeituras municipais, além de instituições públicas e privadas. Na segunda etapa, o trabalho trouxe propostas de soluções para os problemas que mais afetam as comunidades e foi apresentado pelas equipes para um grande público, no próprio Colégio Catarinense, seguindo critérios de avaliação.

Além da equipe diretiva do Colégio e dos professores, políticos dos municípios também estiveram presentes para refletir sobre os problemas e as possíveis soluções apontados pelos grupos. O momento foi importante e necessário diante da crise econômica e social que o Brasil atravessa. “Acompanhar o interesse do jovem pelo debate dos problemas que atingem nossas comunidades é ter a esperança de que podemos construir um país melhor”, disse a Orientadora do Serviço de Orientação Pedagógica do Colégio Catarinense, Cláudia Maggioni.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Catarinense

Foto: Divulgação

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