Missão nos EUA: SJMR visita iniciativas americanas em prol da integração de refugiados

Práticas desenvolvidas nas cidades de Seattle e Salt Lake City servirão de subsídio para implantação do Programa de Refugiados no Brasil pelo SJMR-POA

Representantes do Governo Federal, de municípios, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Porto Alegre (SJMR-POA) estão nos Estados Unidos participando da Missão sobre Engajamento de Comunidade na Integração de Refugiados, que acontece de 13 a 18 de maio, nas cidades de Seattle e Salt Lake City. O grupo tem por objetivo conhecer práticas norte-americanas voltadas à integração de pessoas em situação de refúgio, que servirão de subsídio para futuras ações a serem realizadas no Brasil.

A coordenadora de projetos do SJMR-POA, Karin Wapechowski, representou o SJMR na Missão a convite do Escritório do ACNUR no Brasil e do International Rescue Comittee (Comitê Internacional de Resgate). Durante os cinco dias, o grupo irá ao encontro de ações dos municípios e da sociedade civil voltadas à integração e ao engajamento das comunidades locais com os refugiados. Na programação constam, entre outras, visitas a instituições que promovem iniciativas de incentivo às atividades agrícolas como forma de sustento, além de práticas de programas específicos para crianças e mulheres refugiadas.

A Missão sobre Engajamento de Comunidade na Integração de Refugiados converge com o trabalho a ser realizado por meio do Programa de Reassentamento de Refugiados no Brasil, que será implementado pelo SJMR-POA, de acordo com o edital da Secretaria Nacional de Justiça Nº 02/2018. Em um primeiro momento, o Programa atenderá cerca de 30 pessoas vindas de El Salvador e/ou Honduras.

De acordo com Karin, existe boa expectativa em relação aos resultados que possam surgir a partir da parceria com os municípios gaúchos de Porto Alegre, Esteio e Venâncio Aires – que também contam com representantes na viagem aos EUA – para a criação e efetivação de políticas e serviços de atenção à população de migrantes e refugiados que serão atendidos pelo Programa. “O foco desta Missão está diretamente ligado ao projeto de Reassentamento Federal que estamos implementando, visando a produção de novas tecnologias de proteção e acolhimento adaptadas à realidade brasileira”, salienta a coordenadora de projetos do SJMR-POA.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Divulgação

Mais notícias

By | 2019-05-16T17:21:49+00:00 maio 16th, 2019|Ação Social, Destaque|