Medianeira recebe visita do Secretário para a Justiça Socioambiental da BRA

O Colégio Medianeira recebeu no dia 1º de agosto a visita do Secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e Diretor de Assistência Social da Associação Antônio Vieira (ASAV), Pe. José Ivo Follmann. O jesuíta conversou com os educadores a respeito da Justiça Socioambiental como importante elemento na Educação Básica, para a formação de pessoas em sua integralidade.

Follmann contextualizou a preocupação da Companhia de Jesus sobre a relação do sujeito com a natureza. Para o Secretário, “vivemos em tempos perversos”, nos quais um dos principais frutos é a falta de cuidado com a Casa Comum. “Os que sempre sofrem as consequências são os mais pobres”, comenta.

Diretor Acadêmico do Medianeira, Fernando Guidini ressalta que a sensibilização para a justiça socioambiental é uma oportunidade prepara a comunidade educativa para a ressignificação do fazer educativo. “A fala nos provoca a pensar, como Colégio, em que momento estamos e como dialogamos em nossa proposta curricular com as grandes diretrizes da Província Brasil dos Jesuítas na perspectiva da justiça socioambiental”, enaltece o educador.

Ruptura

Pe. José Ivo observa que o compromisso da Companhia de Jesus com a construção de um mundo mais justo e fraterno passa pela discussão socioambiental em todas as obras jesuítas. “Fazer justiça socioambiental contribui no combate às desigualdades”, explica.

Durante a conversa, Pe. José Ivo – que é professor da Unisinos desde 1973 – abordou também a necessidade de romper as noções pragmáticas do conhecimento, celebrando o saber sem restrição de áreas e barreiras criadas pelos homens. “Eu sonho que as universidades possam construir realmente um conhecimento que rompa com os departamentos e as desigualdades”, sentencia Pe. José Ivo.

Os comentários de Pe. José Ivo vão ao encontro da proposta de formação integral do estudante do Colégio Medianeira e da Rede Jesuíta de Educação, fortalecendo as trocas de experiências e vivências entre os pares. “As provocações são de extrema atualidade e tem uma importante conexão com o que pensamos para as nossas turmas da Educação Básica naquilo que é uma abertura para as questões de justiça e na relação com o outro”, diz Guidini.

Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana

A Comunidade Vida Cristã (CVX), formada por leigos inacianos, também participou do momento e comentou sobre a necessidade cada vez mais premente de espiritualização e contato com a palavra de Deus.

Os educadores foram convidados a participar dos Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana (EVC), que têm como base os ensinamentos de Santo Inácio, e que tem o primeiro encontro realizado no dia 2 de agosto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Medianeira

Foto: Divulgação

Mais notícias

By | 2018-08-24T08:55:15+00:00 agosto 3rd, 2018|Educacional|