Um livro que resgata os primeiros anos de colonização de Montenegro e do Vale do Caí, em meados do século 19, enfatizando a importância dos missionários jesuítas no progresso da cidade. De autoria do padre jesuíta Inácio Spohr, ‘História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia Santo João Batista – Montenegro’ traz em suas 110 páginas acontecimentos marcantes no desenvolvimento do município, tendo como principal pano de fundo um dos primeiros celeiros da Igreja Católica na região: a Paróquia São João Batista.

A edição – 16º volume de uma série de livros que destacam algumas das principais obras da Companhia de Jesus na região sul do Brasil – mostra a realidade social, política, econômica, cultural e religiosa de 150 anos atrás, quando Montenegro ainda chamava-se Porto das Laranjeiras.

Ao longo do livro, é possível perceber o empenho que padres e irmãos jesuítas tiveram no apoio à população da época. Dedicação não apenas no âmbito religioso, com a realização de missas, batizados, confissões, catequeses e outras práticas religiosas, mas também com o trabalho junto à comunidade, que enfrentava inúmeras dificuldades, como escolas precárias e a falta de médicos e hospitais.

A publicação detalha a simplicidade da vida nas colônias e vilas que formaram Montenegro, cercadas de mata virgem, com estradas de difícil acesso e contando com uma agricultura artesanal para a subsistência da população.  Existem ainda registros de epidemias de varíola, tifo e gripes – que vitimaram muitas pessoas – indicações de secas, enchentes, invasão de gafanhotos e alguns incidentes com grupos em meio à Revolução Federalista, tornando-se uma leitura indicada àqueles que querem ir mais a fundo no contexto histórico de Montenegro e do Vale do Caí.

Livro é comercializado pela Livraria Padre Reus, em Porto Alegre.

 

Sobre a coleção

Lançada em 2014, em meio às comemorações pelo bicentenário de restauração da Companhia de Jesus, a coleção ‘História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil’ traz um relato detalhado de memórias das obras jesuíticas na antiga Província do Brasil Meridional, no sul do país.

Para tal aprofundamento, Pe. Inácio Spohr realizou um minucioso levantamento da história de paróquias, colégios e seminários por meio de documentos como diários, correspondências, fotos, história domus (história da casa), recortes de jornais e catálogos da Província, produzindo um relato cronológico detalhado desses locais.

Publicados pela Editora Padre Reus, os dezesseis volumes da série de livros contemplam as seguintes cidades: São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Cerro Largo, Alto Feliz, Tupandi, Novo Hamburgo, Pareci Novo, São José do Hortêncio, Dois Irmãos, São Sebastião do Caí, Ivoti e Montenegro, no Rio Grande do Sul; e Itapiranga, em Santa Catarina. A coleção está à venda na Livraria Padre Reus, em Porto Alegre www.livrariareus.com.br .

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Imagem: Divulgação

Mais notícias

‘História das casas’: Montenegro recebe lançamento de livro em meio às comemorações pelos 145 anos

Maio 8th, 2018|0 Comentários

Autor da coleção 'História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil', Pe. Inácio Spohr esteve em Montenegro no dia 05 de maio, para o lançamento do 16º volume da obra, que [...]

Livro sobre a história da Paróquia São João Batista será lançado durante as comemorações dos 145 anos de Montenegro

Maio 3rd, 2018|0 Comentários

No próximo sábado (5/5), o Pe. Inácio Spohr, autor da obra “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil”, lançará o 16º volume da coleção, que retrata acontecimentos marcantes da paróquia São João [...]

A vida e as obras de Pe. Egydio Schneider, que completa 70 anos de Companhia de Jesus

Março 16th, 2018|0 Comentários

Pelas instituições jesuítas por onde passou, Pe. Egydio Schneider conquistou o reconhecimento de todos por seu trabalho visionário, deixando um legado significativo para a continuidade da missão da Companhia de Jesus. Recentemente, o sacerdote completou [...]

Jesuíta e arqueólogo: os 70 anos de Companhia de Jesus do Pe. Pedro Ignácio Schmitz

Março 1st, 2018|0 Comentários

Uma vida dedicada à religiosidade, e também de muita paixão e entrega às pesquisas na área da arqueologia. Assim podemos resumir o perfil do padre jesuíta Pedro Ignácio Schmitz, que completa 70 anos junto à [...]