Autor da obra ‘História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil’, Pe. Inácio Spohr realizou o lançamento do 15º volume da coleção, que traz como tema a Paróquia São Pedro Apóstolo, de Ivoti (RS). O livro foi apresentado no dia 04 de novembro, durante as festividades em homenagem aos 150 anos da Paróquia.

A publicação conta com 124 páginas faz uma verdadeira viagem de imersão no tempo, levando o leitor a meados do século 19, dando uma pequena mostra de como era a realidade social, política, econômica, cultural e religiosa da época, quando Ivoti ainda chamava-se Bom Jardim.

O livro destaca o trabalho realizado por padres e irmãos jesuítas ao longo de quatro décadas: da chegada ao Vale do Caí e o processo de evangelização da comunidade, em meio à colonização da cidade pelos imigrantes alemães, ao desenvolvimento do trabalho comunitário em junto à população, com o apoio na construção de igrejas, capelas e escolas.

Pe. Inácio Spohr se disse animado por poder realizar o lançamento e a sessão de autógrafos do livro em meio às festividades pelos 150 anos da Paróquia São Pedro Apóstolo. “Certamente, muitas pessoas desconhecem a história da Paróquia, sobretudo, das primeiras décadas, quando os jesuítas a assumiram. O livro, vai resgatar, trazer mais a fundo essa história”, ressaltou o jesuíta.

O volume que traz histórias da Paróquia de Ivoti e toda a coleção ‘História das casas’ estão à venda na Livraria Padre Reus, na Rua Duque de Caxias, 805, no Centro de Porto Alegre.

Para acessar o site da Livraria Padre Reus, clique aqui.

 

Sobre a coleção

Lançada em meio às comemorações pelo bicentenário de restauração da Companhia de Jesus (1814-2014), a coleção ‘História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil’ traz um relato detalhado de memórias das obras jesuíticas ao longo da antiga Província do Brasil Meridional

Para tal aprofundamento, Pe. Inácio Spohr, realizou um minucioso levantamento da história de paróquias, colégios e seminários através dos mais diversos documentos – diários, correspondências, fotos, história domus (história da casa), recortes de jornais e catálogos da Província – produzindo um relato cronológico desses locais.

Publicados pela Editora Padre Reus, os quinze volumes da série de livros contemplam as seguintes cidades: São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Cerro Largo, Alto Feliz, Tupandi, Novo Hamburgo, Pareci Novo, São José do Hortêncio, Dois Irmãos, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, São Leopoldo e Ivoti, no Rio Grande do Sul; e Itapiranga, em Santa Catarina.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Foto: Divulgação e Cândido Nascimento/Jornal O Diário

Mais notícias