Jesuíta lança livro em meio às celebrações a Santo Inácio na cidade de Lajeado

A data escolhida para o lançamento do 18º volume da coleção de autoria do Pe. Inácio Spohr foi a melhor possível. A apresentação do livro ‘História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia Santo Inácio dos Conventos – Lajeado’ aconteceu em meio às celebrações da Festa do Padroeiro e fundador da Companhia de Jesus: Santo Inácio de Loyola. O evento foi realizado nesta terça-feira (24/7), na Livraria Fraterna, em Lajeado, e contou com bom público. Entre os presentes estavam os párocos de Lajeado e de Santa Clara do Sul, Pe. Antônio Puhl e P. Antônio Zéno Graef, respectivamente, irmãs representantes da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, o escritor lajeadense José Alfredo Schierholt, além de jornalistas da região.

Lançado pela Editora Padre Reus, o livro tem como pano de fundo a Paróquia Santo Inácio dos Conventos e traz o período de 1860 a 1928, no qual os jesuítas marcaram presença com entusiasmo e protagonismo no desenvolvimento da região do Vale do Taquari. Ao longo das mais de 200 páginas da publicação, relatos de diversas dificuldades inerentes à época, como reveses climáticos e surtos que afligiam grande parte da população, assim como retratos de períodos históricos, como a guerra civil no Rio Grande do Sul e a deflagração da 1ª Guerra Mundial, que acarretou na proibição do idioma alemão em locais públicos.

No lançamento, Pe. Inácio destacou fatos históricos ligados não apenas à Paróquia, mas também ao contexto histórico da região do Vale do Taquari, que despertaram a atenção do público presente ao evento. “O período jesuítico diz respeito aos primeiros 50 anos de existência da Paróquia. Essa caminhada, em meio à colonização da cidade, mostrou a dedicação dos padres missionários e os desafios que enfrentaram junto aos colonos, bem como a guerra federalista, a construção das capelas, escolas e igrejas, entre outros”, resgata o jesuíta.

Logo após a sessão de autógrafos, Pe. Inácio foi convidado pelo pároco a concelebrar a missa, realizada no primeiro dia do tríduo em preparação à Festa do Padroeiro. “Pe. Antônio e eu fizemos a celebração, que teve como tema a vida de Santo Inácio. O pároco gostou muito do livro e chegou a ler um trecho em meio à missa”, disse.

O volume que traz história da paróquia de Lajeado e toda coleção ‘História das casas’ estão à venda na Livraria Padre Reus, na Rua Duque de Caxias, 805, no Centro de Porto Alegre.

Jesuíta esteve em Lajeado na última terça-feira.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Divulgação

Mais notícias

Livro sobre a história da Paróquia São João Batista será lançado durante as comemorações dos 145 anos de Montenegro

maio 3rd, 2018|0 Comments

No próximo sábado (5/5), o Pe. Inácio Spohr, autor da obra “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil”, lançará o 16º volume da coleção, que retrata acontecimentos marcantes da paróquia São João [...]

By | 2018-07-26T15:25:59+00:00 julho 26th, 2018|Destaque, Jesuítas|