Autor da obra “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil”, Pe. Inácio Spohr realizou o lançamento do 11º volume da coleção, que traz como tema os 90 anos da Paróquia São Pedro Canísio, em Itapiranga (SC). O livro foi apresentado na quarta-feira (07/12), em noite festiva após a celebração na Igreja Matriz da cidade. A Câmara de Vereadores do município ainda realizou sessão especial em homenagem à paróquia, na quinta-feira (08/12).

Ao longo das 318 páginas do livro, é possível fazer uma verdadeira viagem de imersão no tempo, com relatos sobre o trabalho religioso, educacional e comunitário desempenhado pelos seguidores de Santo Inácio de Loyola no decorrer das nove décadas de atuação à frente da Paróquia São Pedro Canísio. A presença marcante dos padres e irmãos jesuítas junto à comunidade fez com que a cidade de Itapiranga se tornasse um dos principais celeiros da Companhia de Jesus no Brasil.

Entre as crônicas, destaque para o apoio dos jesuítas seja na área comunitária, como a criação da Rádio Itapiranga, juntamente com o incentivo ao cooperativismo, ao sindicalismo, às pastorais sociais; seja no campo da educação, através da implementação de escolas paroquiais, que se espalharam pelas comunidades, e o serviço de inspeção escolar, exercido anos a fio pelos padres jesuítas.

O livro de Itapiranga e toda a coleção História das casas estão à venda na Livraria Padre Reus, na Rua Duque de Caxias, 805, no Centro de Porto Alegre.

Para acessar o site da Livraria Padre Reus, clique aqui

Sobre a coleção

A coleção História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil traz uma narrativa detalhada de memórias das obras jesuíticas ao longo da região sul do Brasil.

Para tal aprofundamento, Pe. Inácio Spohr realizou um minucioso levantamento da história de paróquias, colégios e seminários, através dos mais diversos documentos – diários, correspondências, fotos, história domus (história da casa), recortes de jornais e catálogos da antiga Província do Brasil Meridional – produzindo um relato cronológico desses locais.

Publicados pela Editora Padre Reus, os 11 volumes contemplam as seguintes cidades: São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Cerro Largo, Alto Feliz, Tupandi, Novo Hamburgo, Pareci Novo, São José do Hortêncio e Dois Irmãos, no Rio Grande do Sul; e Itapiranga, em Santa Catarina.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Divulgação

Mais notícias

A vida e as obras de Pe. Egydio Schneider, que completa 70 anos de Companhia de Jesus

Março 16th, 2018|0 Comentários

Pelas instituições jesuítas por onde passou, Pe. Egydio Schneider conquistou o reconhecimento de todos por seu trabalho visionário, deixando um legado significativo para a continuidade da missão da Companhia de Jesus. Recentemente, o sacerdote completou [...]

Jesuíta e arqueólogo: os 70 anos de Companhia de Jesus do Pe. Pedro Ignácio Schmitz

Março 1st, 2018|0 Comentários

Uma vida dedicada à religiosidade, e também de muita paixão e entrega às pesquisas na área da arqueologia. Assim podemos resumir o perfil do padre jesuíta Pedro Ignácio Schmitz, que completa 70 anos junto à [...]

Jesuíta lança livro sobre Paróquia São João Batista, em Montenegro

Fevereiro 15th, 2018|0 Comentários

Um livro que resgata os primeiros anos de colonização de Montenegro e do Vale do Caí, em meados do século 19, enfatizando a importância dos missionários jesuítas no progresso da cidade. De autoria do padre [...]

Província dos Jesuítas do Brasil manifesta gratidão aos que lutaram pelo fim da impunidade

dezembro 1st, 2017|0 Comentários

NOTA DE AGRADECIMENTO A todos e a todas que colaboraram e contribuíram em defesa da causa indígena, especificamente, na reabertura do caso judicial do assassinato do Ir. Vicente Cañas, SJ A Província dos Jesuítas do [...]