Autor da coleção História das casas, o P. Inácio Spohr, SJ, esteve em Salvador do Sul no último dia 18 de fevereiro para apresentar o mais novo volume da série, que conta em detalhes a história do seminário da cidade: o Colégio Santo Inácio.  Considerado uma das mais importantes instituições de educação jesuíta do Rio Grande do Sul, o local serviu de sede para o encontro, que reuniu dezenas de educadores da rede municipal da região.

No bate-papo, o jesuíta destacou alguns dos principais momentos da instituição ao longo dos anos, bem como curiosidades sobre sua construção. “Desejava-se um colégio num lugar mais ameno. Após diversas buscas e consultas, foi decidido construir na Estação São Salvador, no Kappesberg. O clima de montanha, o povo católico e a estrada de ferro que passava na região pesaram na balança para que fosse escolhido este lugar para a construção do seminário… Vários Irmãos jesuítas e o P. Murmann abraçaram a causa como pedreiros, carpinteiro, eletricista, maquinista…”, disse.

Durante o encontro, P. Inácio ainda salientou a importância de respeitar e preservar as heranças de nossos antepassados. “Se temos avanços na vida moderna, hoje, então, é graças ao trabalho, ao empenho e à dedicação das pessoas que nos precederam e que deram o melhor de si para que tivéssemos vida. É preciso cultivar a gratidão para com elas. Cada pessoa é fruto do seu tempo”, acrescentou.