O Centro Cultural João XXIII, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para acolher mais de 50 profissionais, entre jesuítas e leigos, de diversas instituições ligadas à Companhia de Jesus no país, para a realização do 1º Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil. O evento aconteceu entre os dias 17 e 19 de maio e abordou temas importantes relativos à comunicação e os desafios relacionados à gestão comunicacional.

Presente na abertura do encontro, o Provincial do Brasil, Pe. João Renato Eidt, enfatizou a relevância do bom uso da comunicação por parte dos profissionais, visando uma disseminação construtiva da informação. “Que nos sintamos parte desse corpo apostólico que é a Companhia de Jesus. O mais importante para nós, é a boa notícia. Não podemos abrir mão das boas notícias, apostarmos no que é positivo. Aí está a grande arte da vida”, enalteceu o jesuíta.

Durante os três dias, os participantes compartilharam práticas comunicacionais, fomentaram ideias e trouxeram à tona diversas provocações, com a finalidade de contribuir no desenvolvimento da missão da Companhia de Jesus. Entre as atividades, palestras, trabalhos em grupos e apresentações de cases de comunicação das instituições. Os encaminhamentos servirão de base para alinhamentos da comunicação em rede, considerando as virtudes e as diversidades de cada uma das unidades.

Segundo o coordenador da Equipe de Comunicação BRA, Pe. Anselmo Dias, os três dias do encontro foram es­senciais para a troca de experiências entre as obras e também para discutir os desafios de se construir uma comunica­ção em rede na Companhia de Jesus. “Or­ganizar a Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil significa levar em con­sideração a diversidade, as dimensões e os desafios do tamanho do país. Isso significa que não é possível fazer um Pla­nejamento Estratégico sem reunir quem trabalha ou é responsável pela comuni­cação nas obras da Companhia no Brasil. A Província já tem um Plano Apostólico que aponta o norte que devemos seguir. Entretanto, traduzir isso em estratégias e ações que as concretizem necessita con­versar, discutir e dialogar com os envol­vidos no trabalho de comunicação”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Pe. Anselmo Dias/BRA

Mais notícias

Associados e gestores da ASAV participam de Assembleia Anual Ordinária em Porto Alegre

março 26th, 2019|0 Comments

Encontro entre representantes de instituições de ensino, obras de assistência social, centros de espiritualidade, entre outras obras jesuítas, marca primeira assembleia após a incorporação da Associação Nacional de Instrução (ANI) pela Associação Antônio Vieira [...]