Vinculados à Rede Jesuíta de Educação, os colégios Anchieta, Catarinense e Medianeira vêm realizando reuniões periódicas para dar prosseguimento à implantação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) da Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI).

Com previsão de conclusão para 2020, o SQGE tem como foco principal desenvolver novas competências e cultura de gestão nas escolas, além de propor uma profunda reflexão sobre a identidade e a missão dos colégios da Companhia de Jesus.

Cientes da importância dessa iniciativa, as três instituições de ensino da região sul do Brasil estão encaminhando diversas ações que vão ao encontro do projeto, visando a qualificação dos processos, tanto pedagógicos, quanto administrativos, com foco na aprendizagem e na formação integral.

 

Medianeira se reúne em torno do Plano Sistêmico de Acompanhamento ao Estudante

As equipes pedagógicas do Colégio Medianeira se reuniram nos dias 6 e 7 de abril para discutir o Plano Sistêmico de Acompanhamento ao Estudante da  FLACSI, que integra o Sistema de Qualidade em Gestão Escolar. Em pauta, ações voltadas à excelência humana e acadêmica dos estudantes, bem como uma estratégia de aperfeiçoamento contínuo dos educadores.

Para o Diretor Geral do Colégio Medianeira, Pe. Carlos Jahn, os dois dias de trabalho trazem aoportunidade para que as equipes construam, coletivamente, as aprendizagens esperadas, tanto em cada ano/série quanto para o mapa de aprendizagens do coletivo do colégio. “Como gestores das aprendizagens temos que, constantemente, responder a duas perguntas: 1.O que nossos estudantes estão aprendendo neste ano/série? 2. Atendemos ao que o Projeto Educativo Comum (PEC) lança e o que famílias e sociedade esperam de um egresso do Medianeira?”, afirmou o jesuíta. O diretor complementou com a leitura de um item da introdução (PEC) que lança luzes sobre o planejamento: “A educação que oferecemos será inclusiva, pautada em valores éticos e cristãos, uma vez que acreditamos ser possível educar crianças, adolescentes e jovens para que sejam conscientes, competentes, compassivos e comprometidos na construção de um mundo mais justo, fraterno, solidário, inclusivo e cristão”.

 

Anchieta: foco nos projetos e na ação de melhoria

Os educadores do Colégio Anchieta se reuniram no dia 14 de abril para dar andamento à implantação do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar da FLACSI. A instituição de esino encontra-se na etapa que contempla os projetos a serem implementados e se dividiu em três frentes de trabalho.

Um dos projetos é a Ressignificação do Projeto Pedagógico, iniciativa que pretende revisitar documentos já existentes à luz do Projeto Educativo Comum (PEC) e redesenhar o currículo de todos os níveis de ensino do Colégio. Os profissionais também estão alinhando o Acompanhamento das Atividades Docentes, projeto prevê estratégias para acompanhar e apoiar o professor em seu trabalho em sala de aula. Juntamente, a etapa na qual se encontra o Colégio Anchieta irá contemplar a Ação de Melhoria, que consiste no desenvolvimento de um instrumento de pesquisa para medir sistematicamente o clima e os graus de participação e satisfação de alunos, pais e educadores do Anchieta, com o objetivo de conhecer a opinião desses públicos e qualificar as práticas de gestão institucionais.

 

Catarinense busca o fortalecimento das metas trabalhadas

Em 2018, o Colégio Catarinense começou com a proposta de fortalecer as três metas trabalhadas desde a implantação do SQGE: Fortalecimento da Identidade Pedagógico-Curricular (meta 1); Atendimento, Acolhimento e Relacionamento (meta 2) e Gestão de Pessoas e Recursos (meta 3).

Na meta 1, as ações estão sendo criadas para qualificar a aprendizagem, com aulas mais dinâmicas e interativas, que incluem atividades nos laboratórios e aulões interdisciplinares. Enquanto na meta 2, o trabalho é de construção de um relacionamento cada vez melhor entre a comunidade educativa e a sociedade, com planejamento de trabalho e eliminação de ruídos na comunicação. Por seu turno, na meta 3, estão sendo desenvolvidos programas para treinamento de colaboradores, gerando oportunidades de crescimento para todos.

Para disseminar as ações e as estratégias de trabalho, os funcionários participam, com as equipes de cada meta, de formação continuada, com data prevista para o dia 28 de abril.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Joaquim Mello/Colégio Anchieta e Paulinha Kozlowski/Colégio Medianeira

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