Memórias e curiosidades envolvendo a cidade gaúcha de São José do Hortêncio servem de inspiração para o novo livro da coleção História das Casas, que traz como pano de fundo uma das mais antigas instituições da Igreja na região do Vale do Caí: a Paróquia São José.

De autoria do padre jesuíta Inácio Spohr, a publicação apresenta um minucioso relato cronológico, fruto de pesquisa em diversos documentos da antiga Província do Brasil Meridional, destacando o intenso envolvimento da Companhia de Jesus na localidade.

A Paróquia São José traz consigo a peculiaridade de estar entre as primeiras a serem coordenadas pelos sacerdotes jesuítas no Rio Grande do Sul, ainda na metade do século 19. Dessa maneira, o local é tido como de extrema importância na instalação, na organização e no desenvolvimento dos imigrantes germânicos junto à região.

O livro, publicado pela Editora Padre Reus, conta com 153 páginas e dispõe de colaboração de prefácio assinado pelo Pe. Pedro Ignácio Schmitz e revisão do Pe. Benno Leopoldo Petry.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Foto: Matheus Kiesling/ASAV

Mais notícias