O padre jesuíta Inácio Spohr esteve neste domingo (9/12), na cidade de Nova Petrópolis, onde realizou o lançamento do livro ‘História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia São Lourenço Mártir e Paróquia São José Operário – Nova Petrópolis’, que fez parte da programação do evento ‘Natal no Jardim da Serra Gaúcha’. A publicação é o 19º volume da coleção de autoria do sacerdote e foi apresentada ao público em meio às celebrações do Dia da Bíblia, na Rua Coberta, um dos principais redutos turísticos da cidade da Serra Gaúcha.

Publicado pela Editora Padre Reus, o livro tem como pano de fundo as paróquias São Lourenço Mártir e São José Operário e traz 168 páginas nas quais é notável a dedicação dos jesuítas no aspecto da evangelização e do desenvolvimento de diversas comunidades da região. Em prol da missão, os jesuítas desenvolveram um trabalho significativo, que se estendeu aos âmbitos educacional e social, com a construção de escolas e a criação de cooperativas na região. Cabe destaque para o Pe. Theodor Amstad, que se dedicou de corpo e alma ao cooperativismo, colocando seu nome na história da cidade quando, em 1902, esteve à frente da fundação do Sicredi, um dos maiores bancos cooperativos do país.

Diante de um público atento, Pe. Inácio trouxe fatos históricos ligados às paróquias e também à região da Serra Gaúcha, que contou com grande contribuição por parte dos padres e irmãos jesuítas.  “Apresentei um pouco da história relatada no livro. Percebi que o público estava aberto, atencioso, para acolher os relatos que trouxe. Falei sobre a atuação dos jesuítas missionários na região, o cooperativismo do P. Theodor Amstad, a fundação das duas paróquias, os contatos dos católicos com os luteranos, as dificuldades dos padres nas andanças a cavalo ou no lombo do burro, o atendimento às famílias, entre outras histórias”, disse o jesuíta que, após, realizou uma breve sessão de autógrafos.

O livro de Nova Petrópolis, assim como os demais 18 volumes da coleção ‘História das casas’, estão à venda na Livraria Padre Reus, na Rua Duque de Caxias, 805, no centro de Porto Alegre.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Divulgação

Mais notícias