‘História das casas’: jesuíta lança 17º livro da coleção na cidade de Estrela

Pano de fundo do mais novo volume da coleção ‘História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia Santo Antônio – Estrela’, a Paróquia Santo Antônio, de Estrela (RS), foi o local escolhido para o lançamento do 17º livro de autoria do Pe. Inácio Spohr, apresentado no dia 13 de junho, em meio às festividades do Dia de Santo Antônio.

Publicado pela Editora Padre Reus, o livro traz 174 páginas de relatos sobre os primeiros anos de colonização da cidade de Estrela, contados através da visão dos missionários jesuítas, que estiveram à frente da Paróquia Santo Antônio de 1873 a 1923. O volume conta sobre a força e o entusiasmo com os quais os jesuítas recém-formados desembarcavam no Brasil, em missões populares de uma semana, feitas sobre o lombo de cavalo ou de mula, para a realização de missas, batizados, casamentos, entre outras celebrações. A publicação também resgata as dificuldades enfrentadas na época, como surtos de doenças contagiosas, que ocorriam com frequência. Em casos de epidemia, por exemplo, era comum os padres estarem sozinhos em enterros, uma vez que as pessoas tinham medo de contágio. Trechos do livro ainda destacam períodos como a guerra civil de 1893 a 1895, e a 1ª Guerra Mundial.

Para apresentar o novo livro da coleção, Pe. Inácio esteve presente nas duas celebrações do Dia de Santo Antônio realizadas na paróquia – uma à tarde e outra à noite – e frisou o interesse do público presente. “A paróquia tem uma tradição, de longa data, de festejar o padroeiro Santo Antônio no dia 13 de junho, contando com fieis vindos de diversas comunidades. Ao chegar em Estrela, fiquei sabendo que a Paróquia Santo Antônio estava completando 145 anos, sendo os 50 primeiros anos sob a direção dos jesuítas, tornando-se uma boa oportunidade para apresentar o livro. Contei diversos fatos sobre o período no qual os jesuítas estiveram à frente da paróquia de Estrela, o que muitas das pessoas presentes não sabiam. O público presente se mostrou interessado em meio algumas das curiosidades da época”, disse o jesuíta que, ao final das celebrações, participou de sessões de autógrafos para os presentes.

Sobre a coleção

Lançada em 2014, em meio às comemorações pelo bicentenário de restauração da Companhia de Jesus, a coleção ‘História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil’ traz um relato detalhado de memórias das obras jesuíticas na antiga Província do Brasil Meridional, no sul do país.

Para tal aprofundamento, Pe. Inácio Spohr realizou um minucioso levantamento da história de paróquias, colégios e seminários por meio de documentos como diários, correspondências, fotos, história domus (história da casa), recortes de jornais e catálogos da Província, produzindo um relato cronológico detalhado desses locais.

Publicados pela Editora Padre Reus, os dezessete volumes da série de livros contemplam as seguintes cidades: São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Cerro Largo, Alto Feliz, Tupandi, Novo Hamburgo, Pareci Novo (dois volumes), São José do Hortêncio, Dois Irmãos, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, São Leopoldo, Ivoti, Montenegro e Estrela, no Rio Grande do Sul; e Itapiranga, em Santa Catarina. A coleção está à venda na Livraria Padre Reus, em Porto Alegre www.livrariareus.com.br .

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Divulgação

Mais notícias

By | 2018-06-25T09:18:25+00:00 junho 15th, 2018|Jesuítas|