História da educação na Companhia de Jesus apresentada em seminário na FGV, no Rio de Janeiro

Representantes de diversas instituições de educação católica estiveram reunidos na sexta-feira (31/08), para participar do seminário “Missões Religiosas e Educação Básica no Brasil”, promovido pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. O evento buscou discutir a filosofia e o papel da educação católica, sua contribuição à educação básica no Brasil e os desafios face as demandas atuais da sociedade.

O presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e reitor da UniLaSalle, Ir. Paulo Fossatti, salientou a importância de uma ação conjunta entre as instituições de ensino católicas. “Vamos trabalhar em rede ou vamos desaparecer. Não podemos nos furtar de participar desse grande momento do País”, frisou.

O reitor do Colégio São Bento, Dom Abade Felipe da Silva, alertou para os desafios de um trabalho em rede. “Formação de redes requer atenção aos valores católicos e não meramente mercadológicos”. A professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Paula Leonardi, apresentou um mapa da entrada das congregações no Brasil, cruzando dados sociais, físicos e geográficos, fruto de cinco anos de pesquisa.

O Diretor Presidente da Associação Antônio Vieira (ASAV), Pe. João Geraldo Kolling, apresentou a história da Companhia de Jesus e o papel da educação como forma de evangelização, mostrando a constituição das obras da Companhia no Brasil ao longo dos anos. “O Projeto Educativo Comum (PEC) que norteia a educação da Rede Jesuíta de Educação quer formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas na transformação da sociedade, por meio de uma visão humanista e integradora”, explicou a uma plateia atenta de, aproximadamente, 100 pessoas, entre professores, religiosos, alunos e ex-alunos da FGV.

O seminário teve a mediação do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e do diretor da FGV EPGE, Rubens Penha Cysne.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Foto: Ane Klein/ASAV

Mais notícias

História da educação na Companhia de Jesus apresentada em seminário na FGV, no Rio de Janeiro

agosto 31st, 2018|0 Comments

Representantes de diversas instituições de educação católica estiveram reunidos na sexta-feira (31/08), para participar do seminário “Missões Religiosas e Educação Básica no Brasil”, promovido pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação [...]

By | 2018-09-06T00:09:17+00:00 agosto 31st, 2018|Educacional|