Gestores de unidades jesuítas de todo o Brasil reuniram-se de 08 a 12 de abril, na Unisinos, em São Leopoldo (RS), para o início da terceira turma do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, curso ligado ao Projeto de Formação Continuada da Rede Jesuíta de Educação (RJE).  A turma conta com representantes dos colégios Anchieta (Porto Alegre/RS), Catarinense (Florianópolis/SC), Medianeira (Curitiba/PR), Loyola (Belo Horizonte/MG), dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG), São Francisco Xavier (São Paulo/SP), Antônio Vieira (Salvador/BA), ETE FMC (Santa Rita do Sapucaí/MG), entre outras instituições jesuítas.

O grupo é formado por cerca de 30 gestores de todo o país, que participarão de aulas presenciais e EAD. Por meio de um conteúdo interdisciplinar, o curso propõe métodos de desenvolvimento de competências de gestão e liderança, incentivando um gerenciamento corresponsável e participativo, incentivando a integração das equipes que compõem as instituições vinculadas à Companhia de Jesus no país.

Em seu primeiro semestre, o Mestrado Profissional em Gestão Educacional – que tem validação do Ministério da Educação – será dividido em quatro disciplinas: Gestão Estratégica em Organizações Educacionais, História e Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Ação Investigativa; e Gestão, Tecnologias e Inovação na Educação.

Segundo o coordenador do Midiaeducação do Colégio Medianeira, Vinicius Soares Pinto, a troca de experiências entre os mestrandos e docentes é muito rica, pois todos têm já uma trajetória profissional, inclusive na própria Rede Jesuíta de Educação. “Sempre estamos alinhando a teoria da gestão educacional com casos práticos de nossa vivência. Para a RJE, a formação contínua dos educadores garante que os processos administrativos e pedagógicos de seus colégios sejam sempre atualizados, comprometidos com a excelência humana e acadêmica que se espera de uma instituição jesuíta”, disse.

O curso se estende ao longo de dois anos e terá, entre outras disciplinas, Gestão do Ensino Básico, Metodologia de Pesquisa e de Intervenção Educacionais, Gestão do Ensino Superior, Gerenciamento de Processos Educacionais, Gestão Educacional e Inovação, Liderança Pedagógica Inaciana, Gestão de Pessoas, Cultura e Comportamento Organizacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASV

Fotos: Divulgação

Mais notícias