FLIM: Colégio Medianeira recebe o escritor João Carrascoza

Entre os principais nomes da literatura brasileira contemporânea, o escritor João Anzanello Carrascoza foi um dos convidados da Festa das Linguagens do Medianeira (FLIM) de 2018 e foi o entrevistado do 19º MedCast, Podcast do Colégio Medianeira. Na conversa, Carrascoza falou sobre o papel da literatura no contexto social, a vida de escritor e redator publicitário, as redes sociais, entre outros.

Autor de mais de 30 livros, com títulos que passeiam por vários gêneros da ficção e da não-ficção, possui uma prosa recheada de poesia e de reflexão, pontuando a complexidade de ser um sujeito pensante e engajado consigo e com os outros. Para Carrascoza, a literatura exerce um forte papel social e político. “Toda literatura é um ato político, que não precisa ser panfletário. Não há como ‘ocultar’ de um texto as condições de produção que determinaram a sua escrita. Mesmo numa obra de cunho social, o drama do indivíduo está presente, igualmente numa obra focada nos embates de um indivíduo, a sociedade no qual ele vive se insinua nas entrelinhas”, enalteceu.

Além de escritor, Carrascoza também trabalha com redação publicitária e disse ser possível existir um diálogo entre as duas linguagens. “Sempre se pode observar a vida quando mesclamos duas águas. E nessa mistura, podemos aprender algo. Toda escrita, independentemente de seu gênero, é da ordem do humano e, sendo assim, pode irrigar, matizar, provocar outras escritas”, disse o escritor.

Quando o assunto foi redes sociais, em um mundo cada vez mais rodeado por sites e aplicativos do tipo, o escritor, ao contrário de alguns colegas, destacou que a internet não atrapalha seu processo de escrita. “Não é o meu caso. Eu uso as redes sociais apenas como território para a afetividade”, frisou Carrascoza.

Clique aqui e confira a entrevista na íntegra de João Anzanello Carrascoza no 19º MedCast.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Medianeira

Fotos: Divulgação/Colégio Medianeira

Mais notícias

By | 2018-11-29T15:20:56+00:00 novembro 12th, 2018|Educacional|