Considerado uma das grandes figuras na América Latina no trabalho pastoral com os jovens, Pe. Hilário Henrique Dick, SJ, faleceu nesta terça-feira, 03 de março, aos 82 anos de idade. O jesuíta passou os últimos meses em tratamento na Comunidade de Saúde e Bem-Estar São José, em São Leopoldo, local onde foi realizado o velório. A missa de corpo presente aconteceu no Santuário do Sagrado Coração de Jesus e o sepultamento ocorreu no Cemitério dos Jesuítas, junto ao Santuário, em São Leopoldo.

Nascido em 12 de maio de 1937, na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, ingressou na Companhia de Jesus no ano de 1957, sendo ordenado sacerdote em 1969. Com 63 anos dedicados à Ordem dos Jesuítas, foi graduado em Filosofia, Teologia e Letras pela Unisinos, tendo realizado mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sempre dedicado à causa juvenil, Pe. Hilário Dick atuou como assessor nacional da Pastoral da Juventude a convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo também um dos idealizadores do Instituto Pastoral da Juventude de Porto Alegre. O religioso integrou o corpo docente da Unisinos, universidade na qual foi coordenador das primeiras edições do Curso de Pós-Graduação em Juventude e atuou como pesquisador do Instituto Humanitas Unisinos (IHU). O jesuíta ainda dedicou parte de seu trabalho à publicação de diversos livros e artigos a respeito do mundo das juventudes.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Mais notícias