Trabalho, que vai alcançar todo o Brasil, inicia pela região sul

A Diretoria de Assistência Social e a Gerência de Tecnologia da Informação (TI) da Associação Antônio Vieira estão trabalhando, nesta segunda quinzena de maio, na homologação da nova versão dos processos de Gestão de Bolsas de Estudos e de Gestão de Projeto Sociais da ASAV e de suas mantidas, reunindo profissionais das obras educacionais e de ação social. Esse trabalho contempla a atualização da versão do software Microsoft Dynamics, bem como a incorporação de requisitos para atender as necessidades da área de Ação Social da Província dos Jesuítas do Brasil.

Desde 2009, momento em que a área de Ação Social da ASAV passou a realizar sua gestão e operação utilizando uma ferramenta específica e integrada com os demais processos de Gestão Acadêmica e Administrativa, foram realizados alguns ciclos de melhorias. Dessa maneira, busca se qualificar constantemente os processos e a utilização destas ferramentas de apoio à ASAV e de suas mantidas.

O atual ciclo de melhoria vem alinhado com os movimentos da Companhia de Jesus no Brasil, quando, em 2014, foi realizado o diagnóstico e levantamento das Ações Sociais no país e dos requisitos para disponibilização desta solução no âmbito nacional. Sobre isso, o Coordenador do Comitê Técnico, Marcos Muller, destaca a satisfação de contemplar a capacitação das equipes de assistentes sociais da ASAV no uso desta nova versão do software. “É a materialização de um esforço de unificação de conceitos, de aproximação das obras e de atendimento às necessidades de gestão e de operação da Ação Social da Província dos Jesuítas do Brasil. Esta é a ‘etapa ASAV’, em que a equipe de TI implementou, homologou e está capacitando de forma integrada com a Diretoria de Assistência Social e as equipes responsáveis pelas ações sociais da ASAV”, acrescenta Muller.

A capacitação atenderá o seguinte cronograma: de segunda (18) a quarta-feira (20) foram capacitadas as equipes profissionais dos centros jesuítas de Cascavel, Cuiabá, Curitiba e do Programa de Reassentamento Solidário; de 20 à 22/5, ocorre a capacitação no processo de Gestão de Bolsas de Estudos com a participação das escolas e universidade da Rede Jesuíta  de Educação – PIEA; e de 25 a 28/5, com os projetos sociais desenvolvidos pelo CCIAS Unisinos.

A Coordenadora de Assistência Social da ASAV, Leila Pizzato, salienta a importância dessa capacitação para a área de ação social.  “Este momento é histórico. Ao mesmo tempo em que atualizamos a versão do Microsoft Dynamics, possibilitando mais recursos para gerar informações para o monitoramento e avaliação, também rediscutimos e inovamos os processos técnicos da ação social desenvolvida na educação e na assistência social,  em sintonia com as diretrizes da Província dos Jesuítas do Brasil”, afirma Leila.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Matheus Kiesling/ASAV