DESREFUGIANDO: a web como ferramenta de inclusão dos migrantes e refugiados

Durante o mês de junho, a Associação Antônio Vieira, por meio do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário, apoiou diferentes ações como forma de celebração ao Dia Mundial do Refugiado, comemorado em 20 de junho. Entre as iniciativas, um trabalho colaborativo desenvolvido em uma parceria entre as equipes do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário e de Comunicação e Marketing da ASAV, e o grupo de alunos que participa do grupo ARES Comunicação, vinculado à Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre: o DESREFUGIANDO.

Criado para abraçar a nobre causa do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), parceiro da ASAV, DESREFUGIANDO traz duas páginas – um blog no próprio site da ASAV e uma página no Facebook – com notícias, dicas e vídeos que vão ao encontro de temas inerentes à situação da migração e do refúgio no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Buscando uma maior interação com o público em geral, tanto o blog quanto a página na rede social, trazem como proposta a postagem de conteúdos de maneira compartilhada, sendo uma ferramenta web de inclusão cultural e social. Assim, um dos objetivos do DESREFUGIANDO é apresentar processos de transformação pelos quais migrantes e refugiados passam até tornarem-se cidadãos de uma nova sociedade, mais solidária e de paz.

Segundo a coordenadora de Comunicação e Marketing da ASAV, Ana Klein, trata-se de mais uma ação no sentido de aproximar a sociedade desta questão. “A comunicação, articulando diferentes instituições e ferramentas, gera maior informação e engajamento, o que traz benefícios para quem precisa ser ajudado e quem quer fazer alguma coisa pelo próximo”.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Imagem: Divulgação

Mais notícias

By | 2018-05-29T09:33:19+00:00 junho 23rd, 2017|Ação Social|