Desde a fundação, em 1966, o Centro Social Padre Arrupe (CSPA) busca contribuir com melhorias no quadro social da cidade de Teresina (PI) por meio do desenvolvimento de ações voltadas para a saúde, assistência social, qualificação profissional de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e, no passado, também à educação infantil.

Em 2018, ao ser incorporado juridicamente à Associação Antônio Vieira (ASAV), uma das mantenedoras que fazem parte da Companhia de Jesus, o Centro Social Padre Arrupe passou a ter sua atuação focada na assistência social para a pessoa idosa, realizada por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Esse serviço consiste na busca pela proteção social e prevenção à violação dos direitos humanos, com base na convivência e no fortalecimento de vínculos criados a partir do desenvolvimento de atividades que estimulam a troca de vivências individuais e coletivas, a autonomia, o desenvolvimento de potencialidades, o sentimento de pertencimento e a socialização.

Desta forma, a instituição centra seu trabalho na promoção da valorização e serviço às pessoas idosas socialmente vulneráveis e/ou em situação de risco residentes na capital piauiense. São atendidos em torno de 460 idosos, com idades iguais ou maiores de 60 anos, provenientes de 99 dos 123 bairros existentes em Teresina, correspondendo assim a uma representatividade de 79,67% dessa população. Além disso, o Centro ainda assiste à 41 idosos da cidade de Timon, pertencente ao estado do Maranhão e vizinha da capital do Piauí.

O Centro Social Padre Arrupe tem como objetivo proporcionar um ambiente confortável e seguro para realização de ações e atividades que contribuam, a longo prazo e de forma permanente, no processo de envelhecimento saudável e humanizado (levando em consideração os aspectos físicos e mental) e ainda auxiliar no processo de desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade dos idosos.

O fortalecimento dos vínculos familiares e no seu convívio comunitário, a partir da integração desses na vida do idoso, e a prevenção de situações de risco social, também fazem parte dos objetivos principais almejados.

O Centro Social Padre Arrupe tem como sua missão ser um centro de excelência do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no atendimento à pessoa idosa em Teresina.

Assim como as demais obras da Companhia de Jesus, o Centro Social Padre Arrupe atua em sintonia com o que determina o Plano Apostólico da Província dos Jesuítas do Brasil, buscando superar o abismo da desigualdade socioeconômica e construindo vínculos, afetivos e institucionais, que promovam e fortaleçam redes de solidariedade com os vulneráveis.

Como apontado no Marco Orientador da Promoção da Justiça Socioambiental da BRA (Marco PJSA), propõe-se uma agenda estratégica pautada pelas Preferências Apostólicas. No que tange à “superação do abismo das desigualdades sociais”, por mais que haja um avanço na formulação e instituição da garantia e proteção aos direitos humanos e  sociais, a participação na agenda da Assistência Social, que é uma política pública de proteção social, ainda traz o desafio de superar a barreira do assistencialismo e consolidar a ideia da garantia dos direitos e da cidadania plena para todos.

Outro ponto norteador do trabalho exercido no Centro são as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus (2019-2029), em especial “Caminhar com os pobres, os descartados pelo mundo, os vulnerados em sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça. O Caminho a ser percorrido junto aos pobres é o de promover a justiça social e mudança das estruturas econômicas, políticas e sociais, geradoras de injustiça, como dimensão necessária para a reconciliação dos seres humanos, os povos e suas culturas entre si, com a natureza e com Deus”.

Uma vez que o Centro Social Padre Arrupe tem como uma de suas finalidades proporcionar um ambiente de convivência e acolhida para os idosos, são oferecidas diariamente:

  • Atendimento social por meio de escuta qualificada, rodas de conversa, orientação e encaminhamentos;

  • Atendimento psicológico;

  • Terapia ocupacional;

  • Oficina de memória;

  • Atividades físicas como ginástica, ginástica funcional, pilates, movimento corporal, hidroginástica e capoterapia;

  • Atividades lúdicas;

  • Atividades intergeracionais e culturais;

  • Oficinas de música, dança, teatro, jogos e leitura;

  • Oficinas artesanais;

  • Atividades manuais e

  • Oficina de inclusão digital.

Para que seja possível realizar o acompanhamento dos mais de 450 idosos que participam das atividades o Centro Social Padre Arrupe conta atualmente com três assistentes sociais, um psicólogo, cinco educadores físicos, uma orientadora social, dois terapeutas educacionais, um técnico de enfermagem e um técnico em música.

Além disso, a instituição ainda conta com mais 12 profissionais – entre eles, membros da administração – para fazer a gestão do Centro, higiene e segurança do local, preparo de refeições, entre outros serviços fundamentais para o seu funcionamento.

O Centro Social Padre Arrupe possui uma estrutura devidamente preparada para receber os seus idosos nas diferentes atividades

Salão de Formação: Espaço destinado à realização de atividades físicas, recreativas, eventos intergeracionais e reuniões.

Laboratório de Informática: onde ocorre as oficinas de inclusão digital.

Salas de Formação 1 e 3: local destinado para a realização de atividades de terapia ocupacional, leituras de vida e artesanato.

Cantina: Espaço de apoio para oficinas de alimentação.

Sala de Formação 2: Ambiente destinado para a promoção de oficinas lúdicas.

Coordenação: onde são realizadas as reuniões com os idosos e equipe.

Serviço Social: duas salas destinadas para a orientação e encaminhamento para a escuta qualificada.

Sala de Apoio: Ambiente voltado para a promoção de atividades em grupo.

Serviço de Psicologia: onde é realizada a orientação, encaminhamento e escuta qualificada.

Terapia Ocupacional: ambiente voltado para a orientação, encaminhamento e escuta qualificada.

Sala de Música: preparada para a realização das oficinas da voz.

Sala pedagógica: ambiente preparado para a orientação aos idosos.

Endereço: Rua Valdivino Tito, 1101 – Vermelha – Teresina (PI) CEP: 64019-050

Fone: (86) 3305-8204

0

Idosos atendidos

0

Oficinas

Assista a entrevista do coordenador do Centro Social Padre Arrupe para a TV Cidade Verde!

Centro Social Padre Arrupe

Com capacidade para atender até 530 idosos, o Centro Social Padre Arrupe se caracteriza como uma instituição inscrita na Proteção Social Básica, de atendimento, desenvolvendo suas atividades de forma gratuita, planejada, continuada e permanente. E, considerando ainda os princípios definidos pelas LOAS – Leis 8.742 de 07/12/1993; os critérios estipulados pelas Resolução CNAS nº 109/2009, bem como a Lei 10.741 de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso), define-se também como uma instituição de Assistência Social.

Localizado na Rua Valdivino Tito, 1101, no Bairro Vermelha, em Teresina (PI), o Centro Social Padre Arrupe teve seu trabalho reconhecido no Prêmio de Inclusão Social, ao ser vencedor em duas categorias: “Organização Não Governamental” e “Grande Prêmio de Inclusão”.

Confira nossas redes sociais: