A mantenedora ASAV, o Colégio Anchieta e a Unisinos sediaram evento voltado para comunicadores.

A Associação Antônio Vieira (ASAV), o Colégio Anchieta e a Unisinos abriram suas portas para apresentar seus cases nas áreas de comunicação, destacando valores que unificam as obras da Companhia de Jesus. Esse 5º Encontro da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) Rio Grande do Sul, realizado na quarta-feira (16/8), em Porto Alegre, contou com a participação de associados e convidados do Capítulo Regional da entidade.

A acolhida inicial ficou por conta da Coordenadora de Comunicação e Marketing da ASAV, Ana Klein, que, após uma breve contextualização sobre a estrutura organizacional da Companhia de Jesus, salientou alguns dos principais desafios da comunicação jesuíta em rede. Entre as práticas apresentadas, a estruturação e a aproximação das equipes de comunicação da Rede Jesuíta de Educação (RJE), tanto no âmbito nacional quanto de América Latina. “Estamos imbuídos da consciência da relevância do trabalho social e educacional em rede, respeitando a diversidade das nossas obras em mais de 130 países, e colocando a área de comunicação como importante serviço para a realização da missão dos jesuítas”, afirmou Ana Klein.

A Supervisora de Comunicação e Marketing do Colégio Anchieta, Marcela Brandt Costabeber, apontou algumas das iniciativas da instituição de ensino jesuíta vem desenvolvendo para promover a experiência da educação do ponto de vista do cliente, ou seja, os pais e familiares dos alunos anchietanos. “Entre as ações de maior sucesso realizadas pela equipe de comunicação com o pedagógico do Colégio está o projeto Nosso Jeito de Aprender, voltado à captação de novos estudantes. Dentro dele, procuramos mostrar às famílias como é o dia a dia, através da participação em diversas atividades do cotidiano escolar”, disse. Um vídeo de apresentação da Educação Infantil do Colégio Anchieta, antecedeu a visita guiada pelo novo Espaço, inaugurado no último dia 9 de agosto.

Destino final do encontro, o Novo Campus Unisinos Porto Alegre foi apresentado ao grupo pela Gerente de Marketing da Unisinos, Luciana Braun. Após a travessia pela passarela que liga os dois lados da Av. Nilo Peçanha, os participantes puderam conferir parte do Espaço Unisinos, em fase de finalização. Já na torre educacional, Luciana palestrou sobre A experiência como fruição de marca. Entre os assuntos abordados, a postura que a Universidade vem adotando quanto ao posicionamento da marca Unisinos no mercado. “O conhecimento tem de ser algo próximo das pessoas, pois é contínuo, permanente. Isso vai ao encontro de um conceito que utilizamos nas instituições jesuítas, o Magis (termo em latim que quer dizer o mais, o maior, o melhor). Nesse sentido, buscamos qualificar a agenda da imprensa, elevando o nível de ‘consciência’ da sociedade, fazendo-a pensar, aproximando o conhecimento acadêmico produzido na Universidade do público em geral”, frisou Luciana.

As diretoras do Capítulo Rio Grande do Sul da ABERJE Daniela Cidade e Rosângela Florczak marcaram presença, destacando a importância de momentos de trocas entre as associadas sobre o fazer de cada uma na área da comunicação organizacional, seus desafios, conquistas e processos.

Os Encontros da ABERJE são realizados mensalmente em uma das sedes das associadas. Já receberam o encontro a Yara Fertilizantes, a SAP, a Concepa e a Gerdau.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Matheus Kiesling/ASAV

Mais notícias