O ano letivo de 2016 começou repleto de novidades nas instituições de ensino jesuítas mantidas pela Associação Antônio Vieira.

Seguindo os valores construídos e difundidos pela Companhia de Jesus e pela Rede Jesuíta de Educação, os colégios Anchieta, de Porto Alegre, Catarinense, de Florianópolis, e Medianeira, de Curitiba, acolheram cerca de nove mil estudantes da Educação Infantil e dos ensinos Fundamental e Médio.

Colégio Anchieta

O início do ano letivo de 2016 se deu em duas etapas no Colégio Anchieta. O retorno às aulas para os mais de três mil estudantes anchietanos aconteceu no dia 18 de fevereiro. No dia 17, os novos estudantes e seus familiares puderam compartilhar do Dia de Acolhida às Famílias.

Tendo a sustentabilidade ambiental como tema, o Colégio Anchieta trouxe uma série de novidades aos estudantes, entre elas, o Solar Lounge, um ponto para a recarga de dispositivos móveis através de energia solar.

Para inserir os alunos junto à temática, foram realizadas ações como doação de mudas de plantas e temperos. Os itens do Kit de Matrículas também seguiram os princípios da sustentabilidade, contendo estojos confeccionados com lona reciclável e materiais impressos com o selo FSC de certificação florestal.

Colégio Catarinense

No Colégio Catarinense, de Florianópolis, familiares dos alunos novos da Unidade de Ensino I (Educação Infantil ao 5º ano) participaram de uma cerimônia de acolhida no dia 16 de fevereiro, onde puderam conhecer educadores e colaboradores que fazem parte da equipe da Unidade I.

Durante a cerimônia de acolhida, os pais e familiares ainda assistiram a um vídeo sobre a história do Catarinense e puderam conhecer as atividades complementares disponibilizadas aos alunos do Colégio.

O dia 22 de fevereiro foi o escolhido para acolher todo o restante da comunidade acadêmica do Colégio Catarinense, recebendo os estudantes da Unidade de Ensino II, que engloba as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Colégio Medianeira

No Colégio Medianeira, em Curitiba, os alunos dos ensinos Fundamental e Médio retornaram às aulas no dia 15 de fevereiro, enquanto os alunos da educação infantil – maternal II, jardim I e jardim II – voltaram às atividades no dia 16.

O Diretor Geral do Colégio Medianeira, Pe. Carlos Alberto Jahn, destacou que o aprendizado dentro da instituição de ensino é fruto do aproveitamento dos espaços disponibilizados, como das salas de aula, às quadras esportivas e também dos projetos externos que cada disciplina desenvolve. Os esforços e a dedicação dos professores, segundo o diretor, são fundamentais para o sucesso no processo de ensino.

Para a coordenadora da Unidade de Educação Infantil ao 5º Ano, Silvana Andretta, os estudantes do Medianeira são alma do colégio. “Os alunos contagiam. É uma relação de muita proximidade e de muito carinho. Vê-los de novo desperta a vontade de sempre fazer algo diferente pela educação”, salientou Silvana.

Fonte: Assessorias de Comunicação dos colégios Anchieta, Catarinense e Medianeira

Fotos: Divulgação

Mais notícias