Colégio Anchieta promove mais um encontro da Rede de Pais

Pais e estudantes do Ensino Médio do Colégio Anchieta se reuniram na noite de terça-feira (24/11), para mais um encontro da Rede de Pais. O evento teve como local o Auditório 2 e contou com a palestra do Diretor de Graduação da Unisinos, Gustavo Borba, que trouxe como foco o futuro dos alunos anchietanos frente à realidade cada vez mais próxima da busca pelas profissões. Os encontros da Rede de Pais têm como objetivo, justamente, de propor uma reflexão sobre esse assunto, apoiando as famílias em um momento de transição na vida dos filhos.

De acordo com Borba, um dos desafios enfrentados pelas escolas na atualidade, diz respeito à formação dos estudantes com competências direcionadas para o mercado de trabalho, uma vez que a tecnologia impacta diretamente em nossa vida diária. “Hoje a informação vem pronta, mas é importante ensinar aos jovens como analisar essa informação. Além disso, essa nova geração tem outra relação com a tecnologia, com as profissões e com as próprias instituições”, comentou.

Entre as tendências que devem trazer impacto para as novas profissões, segundo o palestrante, estão a ênfase crescente na inovação, a busca pela qualidade de vida, o envelhecimento populacional e a preocupação com o meio ambiente.

Para Borba, as competências essenciais, por trás dessas profissões, seriam dispostas em quatro eixos: domínio da base da área pretendida e como pode ser aplicada de forma transdisciplinar, desenvolvimento de uma olhar crítico e inventivo, empreendedorismo e capacidade de resolução de problemas, ética e consciência global. “A ignorância faz parte do processo e para mim aceitar a falha é uma competência transformadora”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Anchieta

Foto: Valéria da Silveira Machado

Mais notícias

História da educação na Companhia de Jesus apresentada em seminário na FGV, no Rio de Janeiro

agosto 31st, 2018|0 Comments

Representantes de diversas instituições de educação católica estiveram reunidos na sexta-feira (31/08), para participar do seminário “Missões Religiosas e Educação Básica no Brasil”, promovido pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação [...]

By | 2018-05-29T09:35:12+00:00 novembro 26th, 2015|Educacional|